Pela primeira vez a Fiocruz Brasília ocupará uma cadeira no Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), para a gestão 2024-2027, representada pelo pesquisador e coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) da Fiocruz Brasília, Cláudio Maierovitch.
Para Maierovitch, que já era membro da Diretoria da Abrasco, o caminho que levou a Fiocruz Brasília à associação foi bem natural, uma vez que há convergência nas missões das duas instituições, em especial no fomento à formação dos profissionais da área da Saúde com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
O pesquisador destaca que a Fiocruz Brasília acumula experiências e capacidade para ser interlocutora na formulação e reflexão das políticas de saúde e formação, com a oferta de cursos em diferentes modalidades por meio da Escola de Governo Fiocruz-Brasília e com a presença da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A participação política da instituição junto ao Ministério da Saúde e a outros órgãos gestores também poderá contribuir com a atuação da associação.
“Essa aproximação revela o nosso crescimento e o reconhecimento do papel da Fiocruz Brasília, que ficou tão evidente depois da emergência de saúde pública da covid-19, e o quanto a Saúde Coletiva vem ganhando voz e expressão por meio da informação e de campanhas de comunicação, como a importância das vacinas”, afirma o pesquisador.
Composição do Conselho Deliberativo da Abrasco:
1 – Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
2 – Departamento de Medicina Preventiva/Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (USP);
3 – Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/FAMED);
4 – Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (DSC/FCM/UNICAMP);
5 – Departamento de Saúde Coletiva/Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR);
6 – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz));
7 – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP);
8 – Gerência Regional de Brasília – Fiocruz Brasília;
9 – Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);
10 – Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia;
11 – Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Deliberativo da Abrasco será na sexta-feira, 9 de agosto, a partir das 9h, em formato híbrido. O encontro presencial será realizado no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizada na Avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo/RJ, com transmissão online pelo canal do YouTube da Abrasco.
Foto: Antonio Augusto