A Fiocruz Brasília, por meio do projeto “Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário”, realiza nesta terça-feira, 15 de agosto, das 14h às 16h o Seminário Cadernetas Agroecológicas e as Margaridas pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver. O projeto é fruto de parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e o Grupo de Trabalho de Gênero da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).
O seminário objetiva compartilhar a experiência de implementação do uso das cadernetas agroecológicas enquanto ferramenta que valoriza o trabalho feminino e visibiliza suas contribuições para a geração de renda, para a segurança alimentar e nutricional e para a construção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários para as populações do campo, florestas e águas. A partir da experiência das agricultoras familiares, o seminário abordará o processo de implantação do uso das Cadernetas Agroecológicas no contexto de territórios rurais dos estados do Piauí (Cocais), Goiás (Arenópolis), Minas Gerais (Araponga) e Rio Grande do Sul (Litoral Norte).
A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio participa da atividade, juntamente com a vice-diretora da unidade e coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), Denise Oliveira e Silva e dos pesquisadores do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fiocruz Brasília, Wagner Martins e Socorro Souza.
A atividade integra a programação geral da 7ª Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília/DF. A estimativa é que mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades participem.
A Fiocruz Brasília também marca presença em rodas de conversas nas tendas da Marcha das Margaridas (área externa do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade), nesta terça-feira, 15 de agosto, em diferentes horários:
10h – Segurança Alimentar, Nutricional e Obesidade em Mulheres: participação da vice-diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Palin, Denise Oliveira e Silva;
13h – Ecofeminismo e corpo território: participação da consultora do Colaboratório da Fiocruz Brasília, Ximena Moreno,
14h – Saúde Mental: participação da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.
Marcha das Margaridas
A Marcha das Margaridas integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres. O ato de Abertura Político-Cultural da Marcha das Margaridas acontecerá nesta terça-feira (15/8) no palco principal do Pavilhão do Parque da Cidade, às 17 horas (horário de Brasília), com transmissão no Facebook, YouTube e Portal da CONTAG, e no Facebook da Marcha das Margaridas, com participação de autoridades do governo federal e representantes de organizações parceiras. Além de falas políticas, também será um momento cultural e de reafirmação da Pauta das Margaridas. Estão confirmadas as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; das ministras Cida Gonçalves (Mulheres), Anielle Franco (Igualdade Racial), Nísia Trindade (Saúde), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima); dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrária e Agricultura Familiar) e Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania); além de parlamentares, entre outras autoridades.
A Marcha pelas ruas de Brasília
Na próxima quarta-feira (16), a partir das 7 horas da manhã, as mulheres sairão do Pavilhão do Parque da Cidade com suas bandeiras, chapéus de palha, faixas, batuques e toda a garra e energia, percorrendo um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros. A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), pelas Federações e Sindicatos filiados e por 16 organizações parceiras. A 7ª Marcha das Margaridas tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e conta com o patrocínio da CAIXA, do Conselho Nacional do SESI, do SEBRAE e do Governo Federal.
Confira aqui a programação geral da Marcha das Margaridas 2023.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da CONTAG
Foto do destaque: Téo Miranda