Fiocruz Brasília mobiliza alunos do DF para a Obsma

Mariella de Oliveira-Costa 26 de julho de 2023


As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) serão abertas na próxima terça-feira, 1 de agosto, online, pelo site.  Esta iniciativa busca fortalecer nos estudantes de escolas públicas e privadas o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, investigar e estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde. 

 

A Obsma está presente em todos os estados brasileiros por meio das Coordenações Regionais, responsáveis por organizar, acolher e orientar os participantes. Para divulgar a Obsma no DF, a Fiocruz Brasília realizou a atividade Alunos em Ação, em duas escolas públicas de Taguatinga, apresentando as três modalidades da Olimpíada (produção de texto, audiovisual e projetos de ciência) para estudantes de 15 a 18 anos. No dia 19 de julho, no  Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN), o assistente regional da Obsma no centro-oeste, Douglas Fernandes da Silva, falou sobre a Olimpíada para professores e alunos, e divulgou a ciência por meio de um jogo de perguntas e respostas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Cerca de 120 alunos participaram.  Segundo ele, as atividades são importantes para divulgar e popularizar a ciência, além do Programa Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, e  estimulam alunos e professores a enviar  projetos.

 

No dia seguinte, no Centro de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional de Taguatinga (CEMI), além da apresentação da Olimpíada, a enfermeira que trabalha no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília, Luciana Tavares Barbosa, falou sobre o tema da gravidez na adolescência e métodos contraceptivos, a pedido das professoras da escola que trabalharam o tema na Obsma com os alunos, no ano passado. Desta atividade, participaram cerca de 65 alunos. Em ambas as ocasiões, os alunos receberam também brindes da Fiocruz. 

 

Estão previstas que no segundo semestre sejam realizadas duas oficinas por mês em diferentes escolas do DF e  ainda oficinas pedagógicas para os professores de Campo Grande – MS, no mês de agosto. Clique aqui para saber mais sobre a Olimpíada Brasileira Saúde e Meio Ambiente. 

 

Saiba como foram as edições anteriores, acessando aqui.