Comunicação nas instituições de saúde e saúde na comunicação.
Este é o tema do novo dossiê da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), que recebe artigos científicos originais até o dia 26 de setembro de 2024. A publicação está prevista para o mês de dezembro e busca mapear as atuais práticas de comunicação de instituições de pesquisa públicas e privadas na área de saúde, bem como hospitais, universidades e outras, e promover uma reflexão sobre o que está sendo feito e o que pode ser feito para dar respostas concretas aos desafios e às oportunidades de se comunicar saúde no cotidiano.
Conforme as jornalistas e editoras convidadas para o dossiê, Sabine Righetti (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) e Mariella de Oliveira-Costa (Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Brasília), os textos devem privilegiar resultados de pesquisa que tratem da relação entre a comunicação e a saúde nas instituições, em diferentes abordagens, tais como:
Editoras convidadas
Sabine Righetti (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) é pesquisadora e professora no Labjor-Unicamp, coordenadora do Programa Mídia Ciência (Fapesp) e Co-fundadora da Agência Bori. Tem mestrado e doutorado em política científica e tecnológica pela Unicamp. É professora e orienta pesquisas na Especialização em Jornalismo Científico do Labjor-Unicamp e no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp, trabalhando com comunicação social da ciência, jornalismo científico, percepção pública da ciência e da tecnologia, avaliação e indicadores de ciência e de ensino superior.
Mariella de Oliveira-Costa (Fiocruz Brasília) é pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-graduação/Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (Fiocruz Brasília) e coordenadora adjunta da especialização em Comunicação em Saúde. Docente convidada do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) para a disciplina de Comunicação Científica. Doutora em Saúde Coletiva (Universidade de Brasília-UnB, 2017). É mestre em Tocoginecologia na área de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, 2008). É servidora pública da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, com atividades de ensino, pesquisa e jornalismo na Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília e Escola de Governo Fiocruz/Brasília.
Normas e preparação de artigo
A Reciis é uma das iniciativas da Política de Acesso Aberto da Fiocruz, classificada como periódico diamante, sem qualquer cobrança de taxa para submissão ou publicação de textos. Recebe textos em fluxo contínuo e, a partir de chamadas públicas, para dossiês temáticos, como o que é tema desta notícia. A revista publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês, espanhol ou francês.
Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê Comunicação nas instituições de saúde e saúde na comunicação. Caso a categoria não esteja indicada, o manuscrito será considerado para a avaliação do fluxo regular da revista. Mais informações no site: www.reciis.icict.fiocruz.br.
As normas do periódico podem ser consultadas na seção ‘Submissões’. No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br.