Heloisa Caixeta – com edição da Ascom da Fiocruz Brasília
A Fiocruz Brasília irá realizar, nos próximos dias 7 e 8 de agosto, a Oficina de Diálogos Pedagógicos para Abordagem Saúde Única (One Health). O objetivo do encontro é promover um debate sobre a temática e desenvolver a ementa para um curso de especialização em governança e gestão de sistemas, organizações e políticas públicas na abordagem Saúde Única.
Durante o evento, serão realizadas palestras com especialistas no tema para que os participantes possam desenvolver o assunto que será discutido nas atividades. As apresentações serão transmitidas online pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube, na segunda-feira, 07 de agosto das 9h às 11h30. Entre os convidados estão representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Programa de Pesquisa Translacional em Saúde Única (PPT) da Fiocruz, Ministério da Agricultura e Pecuária, e Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
A Saúde Única é uma abordagem que reconhece a conexão entre a saúde humana, animal e ambiental. É um avanço global multissetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas.
A ideia é que o curso possa oferecer um entendimento maior sobre a Saúde Única para quem trabalha na área da saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) já trabalha com a ideia de saúde e ambiente, com o conceito de saúde ampliado, onde agroecologia e outras pautas têm a ver com a abordagem do trabalho. Mas ainda falta muita coisa para ser inserida no processo. Hoje, as saúdes humana, animal e ambiental são discutidas de forma compartimentada. Precisamos implementar uma abordagem de saúde única no SUS”, afirma Wagner Martins, coordenador do Colaboratório CTIS da Fiocruz Brasília.
Com a oficina, espera-se identificar os fatores fundamentais para a abordagem da Saúde Única no país, desenhar trilhas de aprendizagem por módulo e objetivos, propor metodologias de ensino-aprendizagem para as habilidades e competências desejadas, definir o público-alvo do curso, além de desenvolver os objetivos específicos da formação.
A atividade é uma realização do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, em parceria com o Programa de Pesquisa Translacional em Saúde Única, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, e da Rede Saúde Única da Fiocruz Rio Grande do Sul.
Serviço:
Oficina de Diálogos Pedagógicos para Abordagem Saúde Única (One Health)
Data: 7 de agosto de 2023
Horário: 9h