Curso e oficinas formam multiplicadores de comunicação positiva

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Ação de Mulheres pela Equidade (AME), Brasília/DF 

 

Já está disponível o curso EAD “Comunicação Positiva: Saúde em Pauta”, fruto de uma parceria entre a AME e a Universidade de Brasília (UnB). Ofertado na plataforma Moodle, o curso é dividido em módulos e aborda conteúdos como: comunicação comunitária e educação popular; o SUS e a saúde como direito; imunização; os prejuízos das fake news para a saúde; planejamento e execução de campanhas positivas de saúde. Acesse o curso 

 

Todos os interessados podem fazer o curso, que já recebeu mais de 150 inscrições. Para se inscrever, envie uma mensagem para ecos@unb.br solicitando seu acesso.  

 

O curso é pré-requisito para a participação em outra ação do projeto da AME: as oficinas nos territórios de Ceilândia e Itapoã, em articulação com os coletivos Jovens de Expressão e Movimento de Educação de Base. O projeto conta com mobilizadoras nos territórios, que atuam identificando pessoas com perfil de atuação na comunidade – potenciais participantes para o curso e as oficinas. O objetivo é que esses participantes sejam multiplicadores de boas práticas de comunicação em suas comunidades.  

 

Baseadas em metodologias participativas, as oficinas serão realizadas em abril, com 15 vagas para Ceilândia e 15 para Itapoã. Haverá dois encontros em cada território e, previsto para 29 de abril, um encontro final com os 30 participantes, na UnB – campus Ceilândia. Nessa ocasião, serão apresentadas as propostas coletivamente desenvolvidas para enfrentamento das fake news e estímulo à vacinação, com base em ações de comunicação direcionadas às comunidades, considerando aspectos culturais e territoriais. A ideia é que essas propostas valorizem as redes de cuidado, o engajamento e o protagonismo comunitários, resultando em campanhas de comunicação simples, objetivas e resolutivas, a partir dos instrumentos e recursos acessíveis. 

 

Para os desdobramentos e a ampliação dessas ações, o projeto foi submetido ao Decanato de Extensão da UnB – Polo Ceilândia, tendo sido aprovado em março.  

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá