Começa o 30º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS

Fiocruz Brasília 23 de novembro de 2023


Ascom da SE/UNA-SUS

 

Sob o tema “Educação Permanente: Desafios contemporâneos e contribuições da Rede UNA-SUS para a qualificação em saúde”, o evento acontece até o dia 24 de novembro, em Campo Grande/MS


O Bioparque Pantanal, conhecido como Aquário do Pantanal, foi palco da abertura do 30º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS nesta terça-feira (22/11). Sob o tema “Educação Permanente: Desafios contemporâneos e contribuições da Rede UNA-SUS para a qualificação em saúde”, o evento acontece até o dia 24 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). O encontro nacional é realizado anualmente e visa reunir instituições que integram a Rede UNA-SUS para o compartilhamento de experiências e apresentação de novas iniciativas educacionais atrelados ao mundo do trabalho e as necessidades da população. Neste ano, tem como objetivo discutir propostas e desafios da educação permanente em saúde, a fim de contribuir para a formação e qualificação dos trabalhadores no âmbito do SUS. A anfitriã e organizadora desta edição é a unidade da Fiocruz no estado, em parceria com a SE/UNA-SUS.

 

A programação do evento conta com palestras, oficinas, painéis temáticos e tem como destaque a 8ª Mostra Experiências da Rede UNA-SUS e o lançamento do livro que reúne artigos de colaboradores da Rede UNA-SUS. A mesa de abertura contou com a presença da diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine de Fátima Guilhermino; coordenadora de Educação da instituição, Débora Dupas; diretora da Fiocruz Brasília e secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio; diretora do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Luciana Maciel de Almeida Lopes; consultora da Coordenação de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Maria Silvia Fruet; e secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), via web, Isabela Cardoso.

 

A secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, destacou o desafio para a produção do novo curso de especialização do Programa Mais Médicos. “Para oferecermos educação permanente de qualidade para o SUS, nos reinventamos várias vezes nos últimos anos, com força e competência diante das demandas que o sistema de saúde colocou à nossa frente”, relatou. Fabiana destacou a capacidade de inovação das ofertas educacionais, no uso das tecnologias e pesquisas, como exemplo, o desenvolvimento de um centro integrado de dados em educação em saúde para dar respostas e desenvolver políticas. A secretária também pontuou a importância da participação de três diferentes secretarias do Ministério da Saúde no evento: SAPS, SGTES e Secretaria de Informação e Saúde Digital, sinal da relação que temos construído com o MS, reafirmando a papel da UNA-SUS.

 

Para Débora Dupas, é um orgulho contar com todos durante o evento. “Sabemos dos desafios e nosso papel para a formação continuada dos trabalhadores do SUS. Continuamos a avançar na nossa trajetória, garantindo ofertas educacionais consonantes com as políticas de saúde do SUS”, afirmou. Para encerrar, Débora citou o poeta Manoel de Barros: “’A importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.’ Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós possamos seguir encantados com o trabalho que fazemos”, afirmou.

 

A secretária da SGTES, Isabela Cardoso, reafirmou o compromisso com a UNA-SUS e a necessidade de ampliação do seu parque tecnológico. “Estamos prontos para buscar recursos para investir no nosso parque tecnológico. Esse processo e investimento requer todo um olhar para suprir as necessidades tecnológicas”, disse. “A Rede UNA-SUS sempre caminhou e formou com muita qualidade. Reafirmamos o compromisso da SGTES com as instituições de ensino que compõem a Rede, e têm conduzido o processo para capilarizar a educação em saúde em um país tão extenso como o Brasil”, declarou.

 

Após a abertura, os participantes contaram com a palestra magna “EPS: desafios contemporâneos e caminhos para a educação digital na saúde”, ministrada pelo professor Naomar Monteiro de Almeida Filho.