Centro de Estudos Ironides Rodrigues (CEABIR)

Fernanda Marques 1 de fevereiro de 2023


Niterói, RJ

 

O projeto “Comunicação comunitária para uma plataforma de direitos à vida digna em territórios populares” se dedica à formação criativa para a geração de processos e produtos de comunicação que fortaleçam a mobilização e o engajamento comunitário, em sua diversidade cultural, nas demandas sociopolíticas por direitos, para a efetivação de uma agenda de acesso à cidadania plena.

 

O projeto se dirige a mulheres negras, cis e transexuais, jovens e adultas, residentes em favelas de Niterói, especialmente nas do Bairro da Engenhoca (Otto, Brasília, Coronel, Coréia, Santo Cristo, Pires e Vila Ipiranga), e atuantes em coletivos de direitos e terreiros de umbanda e candomblé.

 

As inscrições para a formação já foram abertas (e 30 mulheres serão selecionadas para o curso semipresencial de comunicação comunitária e uso de mídias sociais (Instagram, TikTok, Twitter e Facebook) com vistas à promoção de direitos à moradia digna, segurança alimentar, diversidade cultural, saúde mental e saúde integral.

 

O espaço físico do CEABIR já foi preparado para receber as participantes do curso, assim como foram realizadas reuniões com entidades parceiras locais para o desenvolvimento compartilhado das ações do projeto.

 

Com repertório conceitual e prático, a formação ocorrerá nos meses de fevereiro e março, com criação e difusão de campanhas e outras estratégias utilizando variadas linguagens e dispositivos. Ao final, espera-se que esse trabalho contribua para a organização de um coletivo de comunicadoras populares.

 

Mais informações: https://www.instagram.com/ceabir/

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá