Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Fernanda Marques 1 de fevereiro de 2023


Alto Paraíso de Goiás, GO

 

O projeto “Nas Ondas do Rádio: saúde pública ao alcance de todos” tem duas frentes principais de atuação: produção e difusão de conteúdo de comunicação em saúde pela Rádio Comunitária São Jorge, localizada na Chapada dos Veadeiros; e formação em rádio comunitária para adolescentes da localidade.

 

Em relação à primeira frente de trabalho, o alcance das ações é assegurado pelo fato de que a organização, em outro projeto que desenvolve, distribuiu 142 aparelhos de rádio para as famílias da comunidade.   

 

Alguns exemplos de conteúdo já produzido podem ser conferidos nos links a seguir:

Fake news

Sedentarismo

Segurança alimentar

 

Também já estão em produção materiais sobre direitos reprodutivos, saúde comunitária, comunicação comunitária, importância da vacinação, Covid-19, bem-estar e farmácia do cerrado. Além de suas produções próprias, a Rádio São Jorge tem reproduzido em sua programação conteúdo da Fiocruz. A essas ações soma-se uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde em que são veiculadas notícias e campanhas sobre saúde mental, Programa Saúde da Família, planejamento familiar, doenças crônicas e infecciosas, entre outras temáticas de interesse local.

 

Destaca-se que sete moradores da comunidade foram contratados, receberam treinamento em rádio comunitária e têm participado de reuniões de pauta semanais. O objetivo é que a comunidade assuma cada vez mais o protagonismo na seleção, criação e avaliação do conteúdo.

 

Quanto à segunda frente de atuação do projeto, estão programadas para o início de março oficinas com os adolescentes da comunidade. Com a parceria do coletivo Jovem de Expressão, de Ceilândia (DF), as oficinas abordarão temas como roteiro, captação de som e efeitos sonoros, direção de arte e atuação.

 

Mais informações: https://www.instagram.com/saojorgeradio/

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá