Clássicos da Música Popular Brasileira, tocados em violão e saxofone por integrantes da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, deram o tom do evento de lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano (PCFioBLH) aos países cooperantes: Cabo Verde, Guatemala e Paraguai, nesta segunda-feira, 2 de setembro.
O evento, organizado pela Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR/Fiocruz) e a Fiocruz Brasília, ocorreu de forma híbrida, na sede da instituição, e teve transmissão online pelo canal do YouTube da Rede. O encontro segue até amanhã, 6/9, com a realização de reuniões e visitas técnicas, conforme acordo do projeto de cooperação para a implementação do PCFioBLH nestes países.
O evento discute as condições que permitam ampliar a compreensão sobre os alcances do Programa de Certificação de Qualidade para os sistemas de saúde dos países, com ênfase na redução da mortalidade infantil e de lactantes, e na diminuição da incidência de doenças crônicas não transmissíveis.
Segundo a Rede, existem 14 bancos de leite humano na Guatemala, três no Paraguai e dois em Cabo Verde. O coordenador da Rede, João Aprígio, afirmou que o processo de avaliação destes bancos será anual. “O PCFio vai prover as redes de bancos de leite humano de todos os países cooperantes dessa iniciativa, com avaliação formal e contínua da efetividade das ações desenvolvidas pelas unidades, assegurando a qualidade dos produtos, processos e serviços ofertados, além de manter um sistema dinâmico de informações sobre as oportunidades de melhorias. A garantia e o acesso ao leite humano de qualidade são pilares da segurança alimentar e nutricional, e a certificação é decisiva”, sublinhou.
A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, reforçou a importância dos bancos de leite humano para a promoção da saúde. “Sabemos que, quando construímos a certificação de qualidade, damos mais um passo. Eu acho que o Banco está dando exatamente mais um passo, seja na capacitação, no apoio à implementação, no acompanhamento ou no registro dos importantes resultados. E, principalmente, protegendo as nossas crianças e salvando vidas.”
A mesa de abertura foi composta por Hermano Castro, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz; pelo embaixador Ruy Carlos Pereira, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE); por Grace Fátima Rosa, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; por Lucilene Florêncio, secretária da Saúde do Distrito Federal; por Antônio Flávio Meirelles, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF-Fiocruz); e por Sandro Gomes, coronel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Também estiveram presentes os representantes dos governos de Cabo Verde, Guatemala e Paraguai.
Assista à gravação do evento no canal do YouTube da Rede.