Assessor da UNA-SUS recebe título de professor emérito da UFMG

Fiocruz Brasília 27 de outubro de 2023


Com informações do Nescon/UFMG

 

Na próxima segunda-feira (30/10), às 18h, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizará solenidade de outorga do título de professor emérito a Francisco Eduardo de Campos, especialista em políticas de desenvolvimento científico e tecnológico da Fiocruz Brasília e assessor sênior da Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O título é um reconhecimento por sua carreira como docente e proeminente figura para a saúde pública no Brasil. 

 

Atual diretor do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Eduardo de Campos possui graduação pela mesma faculdade, onde se aposentou como professor titular do Departamento de Medicina Preventiva. Com mestrado em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutorado em saúde pública Fiocruz, tem vasta experiência nessa área, sobretudo no desenvolvimento de recursos humanos em saúde. Foi responsável pela implantação da UNA-SUS, criada em 2010 pelo Ministério da Saúde, em atuação conjunta com a Fiocruz, para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no SUS. Francisco Eduardo de Campos esteve à frente da Secretaria Executiva da UNA-SUS entre 2011 e 2017. 

 

Foi também consultor permanente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Washington, nos Estados Unidos, e temporário da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça, além de representante adjunto do Brasil no Conselho Executivo da OMS, entre 2008 e 2011. Atuou como membro da Global Health Workforce Alliance, entre 2006 e 2013, e da Ministerial Leadership Innitiative da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, entre 2011 e 2014. De julho de 2005 a janeiro de 2011, foi secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde. Recebeu as medalhas do Mérito Oswaldo Cruz e da Ordem do Mérito Médico. Fez parte da direção do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em distintos períodos. 

 

A cerimônia será conduzida pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e pela diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury Pereira, com transmissão ao vivo pelo canal da Central de Apoio Didático e Tecnológico (CADTEC) no YouTube. Para assistir, clique aqui.