Ação de Mulheres pela Equidade (AME)

Fernanda Marques 1 de fevereiro de 2023


Brasília, DF

 

Com o projeto “Comunicação Positiva: reduzindo o impacto das fake news nas políticas públicas de saúde”, a organização busca formar multiplicadores em comunicação para promoção da saúde, a partir de metodologias ativas de aprendizagem e estratégias de educação popular em saúde. Os responsáveis pelo projeto já estão em articulação com os coletivos Jovem de Expressão, de Ceilândia, e Escola Cidadã, da Cidade Estrutural. Serão selecionados 15 jovens de cada um desses coletivos para participarem da formação.

 

Foi efetivada também parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com a qual a AME elaborou o curso “Comunicação Positiva: saúde em pauta”, que será ofertado na plataforma Moodle em fevereiro de 2023. Com carga horária total de 16 horas, o curso é dividido em oito módulos: Introdução à plataforma Moodle; Comunicação comunitária e participação popular; Formas de acesso às vacinas ofertadas pelo SUS; Sistema Único de Saúde: compreendendo a saúde como direito; Programa Nacional de Imunizações; Como pensar e elaborar campanhas positivas de saúde; e O que são fake news e sua consequência na saúde pública.

 

A conclusão do curso a distância será pré-requisito para a posterior participação nas oficinas presenciais, em que serão aprofundadas as discussões sobre comunicação e saúde. Ao final, os jovens deverão bolar e executar uma atividade em seus territórios, com foco no aumento das coberturas vacinais, colocando em prática os aprendizados da formação.

 

Mais informações: https://www.instagram.com/correioame/

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá