Abertas as inscrições para Cúpula da OMS sobre políticas informadas por evidências

Fernanda Marques 1 de novembro de 2021


Estão abertas as inscrições para a Cúpula de Evidências para Políticas (E2P) da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será realizada online de 15 a 17 de novembro, com o tema “Evidência como um catalisador para mudanças políticas e sociais: rumo a uma saúde global mais justa, resiliente e sustentável”. As palestras serão em inglês, mas haverá tradução simultânea para o português. O objetivo é discutir as lições aprendidas sobre formulação de políticas com base em evidências durante a pandemia de Covid-19. Dirigido, em especial, a pesquisadores, legisladores, atores da saúde, organizações da sociedade civil e representantes da mídia, o evento busca estimular novas colaborações para fortalecer o enfrentamento da crise
nos países, bem como o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 

 

A Cúpula é organizada pela Rede de Políticas Informadas por Evidências da OMS (EVIPNet), da qual a Fiocruz é integrante. O pesquisador Jorge Barreto, da Fiocruz Brasília, faz parte do comitê global da Rede e também dos comitês científico e executivo do evento.


Um dos muitos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19 foi a necessidade de uma rápida tradução dos conhecimentos científicos: estes estão em constante evolução e precisam, de forma igualmente ágil, ser usados para embasar a tomada de decisões sobre cuidado e assistência à saúde. Esse desafio colocou em destaque o campo da formulação de políticas públicas. Nos países onde já existiam estruturas de governança consolidadas e dedicadas a essa rápida tradução rápida dos conhecimentos científicos, a tomada de decisões com base nas melhores evidências disponíveis foi facilitada. No entanto, onde não havia tais estruturas, os desafios da pandemia da Covid-19 se mostraram ainda maiores.

 

Ao longo dos três dias da Cúpula virtual, serão abordados temas como a reformulação dos mecanismos de evidências para políticas, os desafios globais e as especificidades regionais.

 

Para mais informações e inscrições, acesse www.e2psummit2021.org