Genomic Day chega a Brasília

Fiocruz Brasília 27 de setembro de 2018


Bioinformática, DNA e estrutura de proteínas. Esses são alguns dos temas que alunos do ensino médio e professores da rede pública do DF terão contato durante o Genomic Day. O evento, promovido pela Fiocruz, já tem data marcada: dia 5 de outubro. Os estados de Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia, além do Distrito Federal, sediarão o evento, sob coordenação de dez unidades da Fiocruz. Em Brasília, será realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Taguatinga, durante todo o dia. A atividade é restrita aos estudantes do IFB.

Cientistas que desenvolvem pesquisas na área apresentarão suas experiências e os conceitos básicos da genômica. A programação conta atividades teóricas e práticas, como roda de conversa sobre pesquisas de bactérias do solo do DF, doença de chagas e bancos de dados para genômica, além de minicursos e oficinas. Nas oficinas, os participantes aprenderão como analisar a estrutura tridimensional de um proteína, como realizar um alinhamento de sequências de DNA/RNA, como extrair o DNA da banana, a investigar um gene mistério, além de construir um modelo tridimensional de DNA. As atividades serão ministradas por pesquisadores da Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O Genomic Day é uma iniciativa do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz RJ), que integra o Programa ‘IOC+Escolas’, buscando ampliar as ações de divulgação científica junto a escolas do ensino fundamental e médio.

Para o coordenador geral do Genomic Day e chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto, Alberto Dávila, o evento permite que os estudantes sejam confrontados com as tecnologias de sequenciamento e análises de genomas que estão modificando o mundo. “Começando pelo próprio genoma humano, e a nossa saúde. Isso faz com que eles tomem ciência e comecem a questionar sobre a velocidade e ética envolvidos nessas pesquisas”, completa. Em Brasília, o evento é coordenado pela pesquisadora Tainá Raiol, do Colaboratório de Ciência Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, em parceria com o IFB.