Live sobre contribuições e perspectivas da homeopatia para o SUS marca encerramento de Curso

Fernanda Marques 21 de maio de 2021


Na próxima segunda-feira, 24 de maio, às 19h, o canal da Fiocruz Brasília no YouTube transmite a live “Homeopatia: contribuições e perspectivas para o SUS”, que marca o encerramento do Curso Introdutório de Homeopatia para Médicos da Rede Pública de Saúde.  A capacitação é realizada pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz Brasília, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP). 

 

O tema da live será abordado pela professora Madel Therezinha Luz, que é bacharel em filosofia, mestre em sociologia e doutora em ciência política. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Madel tem pesquisas sobre instituições médicas e políticas de saúde; história da homeopatia no Brasil; racionalidades médicas e práticas corporais de saúde.

 

A experiência do Curso Introdutório em Homeopatia para Médicos da Rede Pública de Saúde será apresentada por Reinaldo Gaspar da Mota, professor da Faculdade de Medicina da UFMT e tutor proponente do Curso, e Ana Rita Novaes, também tutora do Curso. A atividade contará com a mediação de Leandro Araújo da Costa, professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante da RNMMP. A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) também estará representada no evento.

 

Voltado a médicas e médicos da RNMMP, que trabalham em unidades de Atenção Básica, lecionam em cursos de medicina ou atuam nos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade, o Curso Introdutório em Homeopatia para Médicos da Rede Pública de Saúde foi realizado de fevereiro a maio, articulando o campo teórico e a prática, com coordenação pedagógica de André Fenner, pesquisador da Fiocruz Brasília.

 

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a homeopatia como especialidade médica desde 1980. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, que inclui a homeopatia, com diretrizes que apontam para a educação permanente em saúde. Nessa perspectiva, o Curso busca fortalecer a Política a partir dos princípios e fundamentos de uma especialidade que contribui, de forma complementar e humanizada, para a melhoria da saúde das populações.

 

Além das palestras, o encerramento do Curso contará com dinâmicas culturais de acolhimento e integração. Assista em youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial