Webinário apresentará resultados de projeto sobre tecnologias web para a educação permanente em saúde

Fernanda Marques 1 de novembro de 2020


Nos dias 10 e 11 de dezembro, no YouTube da Fiocruz Brasília, o Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes) promove o webiniário “Educação, Saúde e Tecnologia em Mar Aberto”, terceiro e último evento de uma série que integra o projeto “Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde”, em parceria com o Ministério da Saúde. Ele será realizado junto com o 26º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de dezembro com várias oportunidades de diálogo e reflexão entre pesquisadores e representantes da Rede. Dirigido a docentes, discentes e toda a comunidade acadêmica, o webinário “Mar Aberto” apresentará os principais resultados do projeto em três frentes de atuação: trilhas de aprendizagem; avaliação em educação a distância; gamificação e aprendizagem colaborativa.

 

Trilhas de aprendizagem

O percurso e as experiências individuais de cada participante em um curso de e-learning constitui a sua trilha de aprendizagem. Por isso, as instituições e agentes que promovem esses cursos precisam estar atentos a metodologias que levem conta os diferentes perfis dos participantes. No âmbito do projeto “Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde”, busca-se contribuir para o planejamento de cursos de e-learning voltados à educação permanente dos profissionais de saúde.

 

Os resultados mostram que as tecnologias digitais têm sido utilizadas para fortalecer e atualizar a formação dos profissionais de saúde, o que representa uma oportunidade de qualificação, especialmente, para quem tem uma rotina de trabalho pesada e, portanto, com menos chances de realizar cursos presenciais. Os pesquisadores observam também que os cursos com tecnologias digitais tendem a utilizar metodologias mais práticas, em que os conteúdos estudados têm aplicação em situações reais.

 

Os desenvolvedores de cursos de e-learning, à medida que os participantes navegam e acessam os recursos e atividades dos cursos, coletam e analisam esses dados, com a finalidade de oferecer uma aprendizagem cada vez mais personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada participante. Porém, os pesquisadores destacam que, antes das tecnologias, ferramentas que ampliam a experiência de aprendizagem, deve-se estar atento a proposta pedagógica, base dos cursos.

 

Avaliação em educação a distância

Outro resultado do projeto “Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde” é a construção de um guia prático para a avaliação dos módulos educacionais autoinstrucionais na área da saúde. Para a construção desse guia, os pesquisadores definiram perguntas-chave e, para respondê-las, fizeram extensos levantamentos e análises bibliográficas, sintetizando os critérios encontrados e aplicando-os na avaliação de módulos educacionais no âmbito do SUS.

 

Os pesquisadores verificaram, por exemplo, que, em relação aos aprendizes, é necessário levar em consideração sua satisfação, o histórico de aprendizagem, a motivação, as habilidades técnicas, os objetivos pessoais e expectativas, o conhecimento, o progresso, a participação e a interação. No que se refere a uma avaliação dos módulos do ponto de vista da ergonomia e da usabilidade, parâmetros importantes incluem a coerência, a carga de memória, o feedback, a gestão de erros, o controle do usuário e a estética.

 

No âmbito da educação a distância e do design instrucional, a centralidade do aluno no processo de ensino-aprendizagem é um dos aspectos fundamentais. Considerando o ensino-aprendizagem em saúde, destacam-se critérios como colaboração, interação e problematização das práticas. A comparação e o cruzamento dessas e de muitas outras informações permitiram aos pesquisadores construir uma matriz de avaliação, que será apresentada durante o webinário “Educação, Saúde e Tecnologia em Mar Aberto”.

 

Gamificação e aprendizagem colaborativa

Os resultados do projeto “Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde” incluem também uma revisão que traça o estado da arte do uso da gamificação no ensino on-line direcionado a profissionais de saúde. A gamificação aplica elementos do design de jogos em outros contextos, como na educação em saúde, estimulando os participantes a alcançarem algum objetivo, como o desenvolvimento de novas aprendizagens. A gamificação no ensino on-line é uma estratégia que permite desenvolver a criatividade, a imaginação, o pensamento lógico e o aprendizado de modo mais lúdico e ativo. Os pesquisadores, então, identificaram e analisaram diferentes experiências nacionais e internacionais de uso da gamificação na educação a distância em saúde.

 

Com base nos princípios da aprendizagem colaborativa, essa análise possibilitou aos pesquisadores elencar pontos positivos da gamificação em saúde, bem como limitações a serem enfrentadas e algumas recomendações. De acordo com o estudo, há benefícios na aprendizagem (estímulo ao conhecimento, potencial de dinamização do aprendizado, aprendizagem ativa etc.), no ambiente (ambientes colaborativos e atrativos, tratamento personalizado etc.) e no comportamento (motivação, satisfação, engajamento etc.). No que diz respeito às limitações, verificou-se falta de metodologias ajustadas à área da saúde para a criação de conteúdo educacional através da gamificação. E, entre as recomendações, destaca-se a criação desse conteúdo por equipes multidisciplinares, envolvendo programadores, pedagogos, designers de jogos e profissionais da saúde.

 

Saiba mais sobre o evento “Mar Aberto”:

Webiniário discutirá tecnologias digitais na educação permanente em saúde