Debater possibilidades e desafios do uso de tecnologias digitais no âmbito da educação permanente em saúde: este é o objetivo do webinário “Educação, Saúde e Tecnologia em Mar Aberto”, seminário que chega à sua terceira edição nos dias 10 e 11 de dezembro, pela primeira vez em formato totalmente online, com transmissão ao vivo no YouTube da Fiocruz Brasília. Ele será realizado junto com o 26º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de dezembro com várias oportunidades de diálogo e reflexão entre pesquisadores e representantes da Rede. Dirigido a docentes, discentes e toda a comunidade acadêmica, o webinário “Mar Aberto” é uma iniciativa do Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes) da Fiocruz Brasília e integra o projeto “Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde”, em parceria com o Ministério da Saúde.
Muito antes da pandemia, a equipe do projeto já se dedicava ao estudo e ao compartilhamento de experiências em educação em saúde, com uso de tecnologias digitais, realizadas em processos a distância ou semipresenciais, o que foi bastante intensificado devido à Covid-19 e estará em pauta no webinário. Além de discutir os impactos da pandemia, o webinário também fechará um ciclo do projeto, apresentando seus principais resultados em três frentes de atuação: trilhas de aprendizagem; avaliação em educação a distância; gamificação e aprendizagem colaborativa.
Mar Aberto
O primeiro seminário do ciclo “Educação, Saúde e Tecnologias em Mar Aberto” foi realizado em 2017 e o segundo, em 2019, sempre motivados pelo reconhecimento de que o mundo contemporâneo desafia as instituições educacionais a uma profunda revisão de seus princípios e métodos de trabalho. As críticas já bastante consolidadas e difundidas sobre a lógica da transmissão de conhecimentos; a ampla utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); o crescimento de importância da chamada Educação a Distância (EAD); a crescente autonomia das pessoas na construção de seus processos de aprendizagem; a frustração, especialmente dos jovens, com a dinâmica tradicional dos cursos e a busca na web por alternativas de autodesenvolvimento; as pressões para reduzir a educação a uma formação meramente tecnicista de mão de obra para o mercado de trabalho: todas essas questões impõem desafios às agendas das instituições e de todos os que atuam nos campos da educação e da saúde. A expressão “Mar Aberto”, que aparece no nome da série de eventos, é justamente uma referência a todos esses desafios e transformações que incidem diretamente na educação em saúde.
Leia também:
Programação
10 de dezembro
14h às 16h: Cenários pós-pandemia: como a intensificação das mediações tecnológicas impacta a Educação Permanente em Saúde?
Joselice Pinto (Fiocruz Pernambuco)
Marta Verdi (UFSC)
Lúcio Telles (UnB)
Mediação: Fabiana Damásio
16h às 18h: Experiências e possibilidades de aplicação de trilhas de aprendizagem na Educação Permanente em Saúde
Maria Auxiliadora Cordova Christofaro (UFMG)
Lina Sandra Barreto Brasil (SE/UNA-SUS)
Exposição: Wilsa Ramos
11 de dezembro
14h às 16h: Avaliação em Educação a Distância
Gardênia Abbad (UnB)
Bárbara Bontempo (UNA-SUS)
Exposição: Kellen Gasque
16h às 18h: Gamificação e Aprendizagem Colaborativa na Saúde
Alessandra Dahmer (UFCSPA)
Janaina Teixeira (SEDF)
Exposição: Gleice Silva
18h: Fechamento
Francisco Campos