Webinário discutirá tecnologias digitais na educação permanente em saúde

Fernanda Marques 4 de dezembro de 2020


Debater possibilidades e desafios do uso de tecnologias digitais no âmbito da educação permanente em saúde: este é o objetivo do webinário “Educação, Saúde e Tecnologia em Mar Aberto”, seminário que chega à sua terceira edição nos dias 10 e 11 de dezembro, pela primeira vez em formato totalmente online, com transmissão ao vivo no YouTube da Fiocruz Brasília. Ele será realizado junto com o 26º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de dezembro com várias oportunidades de diálogo e reflexão entre pesquisadores e representantes da Rede. Dirigido a docentes, discentes e toda a comunidade acadêmica, o webinário “Mar Aberto” é uma iniciativa do Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes) da Fiocruz Brasília e integra o projeto “Avaliação e prospecção de tecnologias web para a educação permanente em saúde”, em parceria com o Ministério da Saúde.

 

Muito antes da pandemia, a equipe do projeto já se dedicava ao estudo e ao compartilhamento de experiências em educação em saúde, com uso de tecnologias digitais, realizadas em processos a distância ou semipresenciais, o que foi bastante intensificado devido à Covid-19 e estará em pauta no webinário. Além de discutir os impactos da pandemia, o webinário também fechará um ciclo do projeto, apresentando seus principais resultados em três frentes de atuação: trilhas de aprendizagem; avaliação em educação a distância; gamificação e aprendizagem colaborativa.

 

Mar Aberto

O primeiro seminário do ciclo “Educação, Saúde e Tecnologias em Mar Aberto” foi realizado em 2017 e o segundo, em 2019, sempre motivados pelo reconhecimento de que o mundo contemporâneo desafia as instituições educacionais a uma profunda revisão de seus princípios e métodos de trabalho. As críticas já bastante consolidadas e difundidas sobre a lógica da transmissão de conhecimentos; a ampla utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); o crescimento de importância da chamada Educação a Distância (EAD); a crescente autonomia das pessoas na construção de seus processos de aprendizagem; a frustração, especialmente dos jovens, com a dinâmica tradicional dos cursos e a busca na web por alternativas de autodesenvolvimento; as pressões para reduzir a educação a uma formação meramente tecnicista de mão de obra para o mercado de trabalho: todas essas questões impõem desafios às agendas das instituições e de todos os que atuam nos campos da educação e da saúde. A expressão “Mar Aberto”, que aparece no nome da série de eventos, é justamente uma referência a todos esses desafios e transformações que incidem diretamente na educação em saúde.

 

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Webinário apresentará resultados de projeto sobre tecnologias web para a educação permanente em saúde

 

Programação

10 de dezembro

14h às 16h: Cenários pós-pandemia: como a intensificação das mediações tecnológicas impacta a Educação Permanente em Saúde?

Joselice Pinto (Fiocruz Pernambuco)

Marta Verdi (UFSC)

Lúcio Telles (UnB)

Mediação: Fabiana Damásio

 

16h às 18h: Experiências e possibilidades de aplicação de trilhas de aprendizagem na Educação Permanente em Saúde

Maria Auxiliadora Cordova Christofaro (UFMG)

Lina Sandra Barreto Brasil (SE/UNA-SUS)

Exposição: Wilsa Ramos

 

11 de dezembro

14h às 16h: Avaliação em Educação a Distância

Gardênia Abbad (UnB)

Bárbara Bontempo (UNA-SUS)

Exposição: Kellen Gasque

 

16h às 18h: Gamificação e Aprendizagem Colaborativa na Saúde

Alessandra Dahmer (UFCSPA)

Janaina Teixeira (SEDF)

Exposição: Gleice Silva

 

18h: Fechamento

Francisco Campos

 

Clique aqui para conferir a programação completa do 26º Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, de 7 a 11 de dezembro