Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fiocruz, o Sistema UNA-SUS conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 36 instituições de Ensino Superior que oferecem cursos a distância.

Em sete anos de história, a UNA-SUS alcançou a marca de 1 milhão de matrículas. Atualmente, as ofertas educacionais cobrem cerca de 98% dos municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da atenção básica.

Além da Rede UNA-SUS, o Sistema é composto pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), repositório digital público da UNA-SUS, no qual são disponibilizados materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso pela internet.

Outro componente do Sistema é a Plataforma Arouca, um banco de dados nacional do SUS, sob a responsabilidade da Secretaria Executiva da UNA-SUS/Fiocruz, que concentra todos os dados dos cursos e suas ofertas. A ferramenta contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS e seus certificados educacionais

Acesse o site da UNA-SUS e conheça mais sobre a instituição!

Secretária Executiva

Fabiana Damásio

Coordenação Técnica

Alysson Feliciano Lemos – Coordenador de Monitoramento e Avaliação

Roberto Francisco Vianna – Coordenador Administrativo

Vinícius de Araújo Oliveira – Coordenador de Gestão do Conhecimento

Os comentários estão desativados.