André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)
Evento discutirá impactos das atividades turísticas sobre o desenvolvimento sustentável e a saúde pública
O 33º Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília, em cooperação interinstitucional com docentes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), discutirá como a governança do turismo em territórios estuarinos pode qualificar o uso e a ocupação dessas áreas, promovendo desenvolvimento sustentável e proteção da saúde pública.
A expansão do turismo nessas regiões de alta sensibilidade ecológica, onde rios e mar se encontram, demanda políticas públicas integradas para evitar impactos na dinâmica ambiental e seus reflexos na saúde das populações.
O objetivo é debater como as atividades turísticas se articulam às transformações territoriais, à gestão ambiental e às dinâmicas sociais, ressaltando a importância do planejamento, da responsabilidade socioambiental e da interface entre mudanças ambientais e saúde, considerando que alterações nos ecossistemas podem influenciar padrões de exposição e dinâmicas de doenças.
Serviço
Seminário de abertura: “Governança do Turismo e Conservação dos Biomas Estuarinos”
12 de março | 14h às 16h
On-line pelo canal do Fiocruz Brasília no YouTube.
Palestrantes:
– Sustentabilidade, Ética e Turismo: debates contemporâneos
– Desafios para o Delta do Parnaíba
Moderação:
Certificação: haverá emissão de certificado pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília para os participantes inscritos.
Faça aqui sua inscrição
Próximas sessões: 9 de abril | 14 de maio | 11 de junho (sempre das 14h às 16h)
Mais informações: (61) 3329-4661