informamos que o Ambiente Virtual de Aprendizagem encontra-se indisponivel no momento. Nossa equipe está trabalhando para normalizar os acesso o quanto antes. Agradecemos a compreenção.
Informações do curso
Inscrições: 01/12 a 01/11/26
Progresso
Oferta: 01/12 a 01/12/26
Progresso
Vagas: Conforme demanda da Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Pessoas (COGEP) do Ministério da Saúde.
Modalidade: A Distância (EAD)
Nível: Atualização
Duração: 120 horas
Público-alvo
A trilha formativa destina-se às/aos servidoras/es públicas/os federais aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) e lotados no Ministério da Saúde.
Atividades
Cada um dos 17 cursos ofertados na Trilha (Re)Conhecendo o SUS possuem um questionário com questões de múltipla escolha, apresentadas de forma randômica a partir de um banco de questões, sem limite de tentativas. Essas atividades permitem que você teste seus conhecimentos relacionados aos temas abordados.
Certificação
Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir um dos cursos, com aproveitamento mínimo de 70%, basta acessar sua área logada no portal e emitir o certificado de conclusão daquele curso. Para validar as 120 horas da trilha, será necessária a compilação do certificado do curso Reconhecendo o SUS (60 horas), em conjunto com os certificados dos cursos eletivos que totalizem no mínimo 60 horas, os quais devem ser apresentados à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Saúde (CODEP/COGEP/SAA/SE/MS).
A Trilha Formativa (Re)Conhecendo o SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Escola de Governo da Fiocruz Brasília, voltada à qualificação dos novos servidores aprovados no Concurso Nacional Unificado. Seu objetivo é promover uma compreensão crítica, histórica e prática do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo o compromisso com os princípios do direito universal à saúde e com a missão institucional do SUS.
Composta por um curso obrigatório de 60 horas e um conjunto de cursos eletivos que totalizam pelo menos outras 60 horas, a trilha oferece flexibilidade formativa, permitindo que cada servidor personalize seu percurso conforme seus interesses e área de atuação. Os conteúdos são apresentados em formato autoinstrucional, com integração de práticas educomunicativas, utilizando-se múltiplas linguagens, recursos multimídia, elementos culturais e uma interface gamificada — o Tabuleiro do SUS.
Ao concluir a trilha, as(os) profissionais estarão preparadas(os) para atuar de forma ética, colaborativa e estratégica na consolidação do SUS, contribuindo diretamente para o fortalecimento das políticas de saúde e para o aprimoramento da gestão em saúde, ampliando a efetividade das ações governamentais e a capacidade institucional do SUS.