Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em tempos de COVID-19

Por: Fiocruz Brasília
17/07/2020

Plano de Educação Permanente “Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em tempos de COVID-19” é uma iniciativa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal – Qualis APS, uma Parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fiocruz Brasília e Universidade de Brasília.


A ação tem como objetivo promover o diálogo, a escuta e o estímulo à troca de saberes e experiências entre os gestores da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à pandemia por COVID-19 no Distrito Federal. Estão previstas 8 ações educativas de curta duração (5h cada), denominados de “minicursos”, que abordarão temas estratégicos para a qualificação do processo de trabalho na gestão da APS/DF.


As ações educativas serão desenvolvidas via online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, por meio de webnários temáticos integrados à outras atividades educativas. O AVA também contemplará um repositório com diversos materiais já produzidos sobre a COVID-19, além de um espaço exclusivo para que os trabalhadores compartilhem seus relatos de experiência sobre o trabalho desenvolvido nas Unidades de Saúde do DF.


As atividades serão ofertadas quinzenalmente pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília, por meio de sua Plataforma de Educação à Distância. Para participar, basta se inscrever clicando no botão abaixo. A inscrição terá início no dia 27/07/20, e estará aberta durante o período de oferta do Plano de EPS (de agosto a novembro de 2020). As inscrições serão exclusivas para trabalhadores e residentes atuantes na gestão da APS da SES/DF.


O certificado final contemplará o somatório da carga-horária dos minicursos cursados pelo participante, e será emitido ao final do Plano, mediante o cumprimento das atividades propostas em cada minicurso. Acompanhe o calendário de ofertas por meio do site da Fiocruz Brasília.



Carga Horária
5h por minicurso
40h total

Período de Inscrição
27/07 a 10/11/2020

Período de oferta
04/08 a 29/11/2020

Vagas
300

Nível
Curso Livre

Modalidade
A Distância (EAD)


Conteúdo programático

MINICURSOS

DATA

Minicurso 1: “O território na organização dos serviços e dos processos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal (DF)”.

04/08

Minicurso 2: “A (re) organização do processo de trabalho da UBS para o enfrentamento à COVID-19 no Distrito Federal: diálogo e cuidado com as equipes de saúde”.

18/08

Minicurso 3: “Diálogos APS e Vigilância em Saúde para o enfrentamento à COVID-19 nos territórios do DF”.

01/09

Minicurso 4: “Gestão da informação na APS no planejamento e monitoramento das ações de enfrentamento às emergências sanitárias no DF”

15/09

Minicurso 5: “O Trabalho das Equipes de Saúde Bucal no enfrentamento à COVID-19 no Distrito Federal”

29/09

Minicurso 6: “O papel do NASF no enfrentamento à COVID-19 e suas consequências no Distrito Federal”

13/10

Minicurso 7: “A terceira onda: efeitos da pandemia em pacientes com condições crônicas e vulnerabilidade clínica-social”

27/10

Minicurso 8: “A quarta onda: Efeitos da pandemia na saúde mental e nas questões socioeconômicas”

10/11

Atividades

– Vídeos e Textos sobre o tema.

– Fórum temático.

– Webinário.

– Avaliação.

– Postagem de relato de experiência.

Público-alvo

O curso será voltado para Trabalhadores atuantes na Gestão da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (servidores e residentes em Gestão da APS), em nível central, regional e local.

Requisito para inscrição

Serão validadas somente as inscrições de trabalhadores da SES/DF pertencentes ao público-alvo do plano de educação permanente.

Certificação

O certificado final será personalizado para cada estudante, e contemplará o somatório de carga horária das atividades realizadas ao longo do Plano de EPS “Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em tempos de COVID-19”. O certificado final será emitido somente ao final de todo ciclo do Plano de EPS, previsto para 30 de novembro de 2020.

Suporte Técnico