O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) nasce da parceria da Fiocruz Brasília com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal para o fortalecimento da Atenção Básica, intensificada frente ao esforço coletivo encampado para fortalecer a resposta sanitária do SUS no enfrentamento da pandemia da covid-19.
Apresenta como objetivo geral contribuir com a transformação do modelo de atenção à saúde no DF, a partir do fortalecimento da atenção básica, por meio da especialização de profissionais de saúde para atuarem no SUS, com conhecimentos, saberes, valores e uma práxis que os identifiquem como agentes promotores do direito à saúde e do cuidado integral, equânime e participativo, compondo as equipes de Estratégia de Saúde da Família e as Equipes Multiprofissionais (eMulti).
É uma pós-graduação Lato-Sensu, realizada na forma de educação-trabalho-formação em serviço sob supervisão, composta de 5.760 horas, com dois anos de duração. Um conjunto de 7 núcleos profissionais compõem o PRMAB, sendo eles: Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.
Alinhado aos referenciais da saúde coletiva e aos princípios do SUS, busca contribuir com a promoção do cuidado integral à saúde dos indivíduos, famílias e comunidades, em seus diferentes ciclos de vida, da equidade, da educação popular, da participação e do controle social, assim como, a perspectiva da territorialidade nas práticas da atenção básica. Proporciona também, a possibilidade de vivências em uma diversidade de cenários implicados com a garantia do direito à saúde durante a realização de seus estágios.
As atividades teóricas e teórico práticas são desenvolvidas, em especial, na Escola de Governo da Fiocruz-Brasília e as práticas junto aos serviços da atenção básica do DF, atualmente compondo as equipes de um número aproximado de 15 serviços, distribuídos nas 5 regiões de saúde do DF.