Fiocruz Brasília sedia encontro da Raic

Fiocruz Brasília 1 de junho de 2023


Na próxima terça-feira (6/6), a Fiocruz Brasília recebe os estudantes dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e de Vocação Científica (Provoc) para a 31ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic). Os bolsistas são orientados por pesquisadores da instituição, com oportunidade de acesso a técnicas e metodologias de pesquisa inovadoras.

 

A reunião e exposição dos pôsteres dos bolsistas de iniciação científica será realizada no jardim da Fiocruz Brasília, a partir das 14h do dia 6 de junho. Além de reunir todos os bolsistas e coordenadores, a atividade tem como objetivo compartilhar iniciativas dos projetos em andamento na instituição e a troca de experiências das pesquisas acompanhadas pelos estudantes. Ao todo, a unidade tem 21 bolsistas de iniciação científica, sendo 14 Provocs, 1 Pibitis e 6 Pibics.

 

Para Cristiane Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, os programas de iniciação científica permitem a entrada em diferentes áreas e linhas de pesquisas das instituições. “Eu comecei a carreira pela Iniciação Científica. Passei pela bioquímica, saúde coletiva e atuação como sanitarista, elaborando políticas públicas de saúde. A iniciação científica me fez mudar de áreas e a visão que tenho se deve a essa trajetória. A formação interdisciplinar é importante para o que se faz na vida”, enfatizou a vice-presidente durante evento de lançamento da 31ª Raic. 

 

A Raic é um evento anual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizado pelas instituições que recebem cotas de bolsas PIBIC, PIBITI e Provoc, organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade obrigatória dos programas.

Clique aqui para acessar a programação completa. 

 

Leia mais:

Fiocruz realiza abertura da 31ª Raic

Jovens são “provocados” a ingressar no mundo da ciência

Aluna de iniciação científica da Fiocruz Brasília concorre a prêmio

Pesquisa de iniciação Científica da Fiocruz Brasília é selecionada para Vitrine do Conhecimento

 

LEIA TAMBÉM