Evento debate inclusão e acessibilidade no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Nathállia Gameiro 15 de setembro de 2026


No dia 21 de setembro, a Fiocruz Brasília recebe uma programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com debates sobre direitos, inclusão, acessibilidade, território, lazer e cultura.

Com o tema “Direito ao Território, Inclusão e Acessibilidade ao Lazer e à Cultura”, o evento será realizado no Auditório Interno da instituição, das 8h30 às 12h, e contará com mesa de debate, palestras, atividade cultural, interação com o público e plantio simbólico de um ipê-branco.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005. A data é dedicada à discussão e à mobilização em torno dos direitos, da inclusão, da acessibilidade e da participação social das pessoas com deficiência.

A programação inclui a mesa “Capacitismo, direitos, inclusão e território acessível”, com mediação do pesquisador da Fiocruz Brasília Jorge Otávio Maia Barreto. Também serão discutidas as relações entre território, turismo, lazer, cultura e acessibilidade. O professor Luiz Carlos Spiller Pena, do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), abordará o tema “O direito ao território, ao lazer e à cultura como dimensões da inclusão e da cidadania”. Spiller atua nas áreas de turismo, planejamento territorial, turismo comunitário, sustentabilidade e acessibilidade. Foi vice-diretor do CET/UnB e coordenou o projeto de extensão “CET Acessível”, voltado à acessibilidade no turismo.

A advogada Josy Veiga, especialista em Direitos da Pessoa com Autismo, participa com o tema “Por uma Justiça mais Humana e Inclusiva”. A abordagem inclui capacitismo estrutural e institucional, direitos das pessoas com deficiência, inclusão e acesso à Justiça, barreiras sociais, culturais e comportamentais, práticas institucionais inclusivas e participação social.

A programação prevê ainda uma atividade cultural sobre diversidade e inclusão e o momento “5 perguntas para um território mais acessível”, destinado à interação com o público.

Ao final do encontro, será realizado o plantio simbólico de um ipê-branco no Jardim da Fiocruz Brasília. A atividade marcará também a consolidação do Coletivo IPÊS – Inclusão e Acessibilidade.

Confira a programação abaixo:

Direito ao Território, Inclusão e Acessibilidade ao Lazer e à Cultura

8h30 – 9h30 | Café de boas-vindas e integração

Acolhimento e integração entre participantes e convidados.

9h30 – 9h45 | Abertura institucional
Boas-vindas e apresentação do evento.

9h45 – 10h45 | Mesa debatedora Capacitismo, direitos, inclusão e território acessível

Mediação:
Jorge Otávio Maia Barreto – pesquisador da Fiocruz Brasília

10h45 – 11h05 | Palestra temática: Território, turismo, lazer, cultura e acessibilidade

Luiz Carlos Spiller Pena – Universidade de Brasília (UnB)
Tema: “O direito ao território, ao lazer e à cultura como dimensões da inclusão e da cidadania”

Josy Veiga – advogada especialista em Direitos da Pessoa com Autismo
Tema: “Por uma Justiça mais Humana e Inclusiva”

Momento cultural | Cultura, diversidade e inclusão
Atividade cultural com participação de convidados e do público.

11h05 – 11h25 | Interação com o público
5 perguntas para um território mais acessível

11h45 – 12h | Encerramento

Ato simbólico – Plantio do Ipê-Branco
Plantio no Jardim da Fiocruz Brasília e consolidação do Coletivo IPÊS – Inclusão e Acessibilidade.

LEIA TAMBÉM