Mulheres e envelhecimentos são tema da nova oferta de curso da Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias em Saúde (Pepts) e do Núcleo de Saúde da Mulher (Nusame), em parceria com o Ministério da Saúde e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
O curso é voltado a profissionais de saúde, assistentes sociais, cientistas sociais, profissionais que atuam com Direitos Humanos e áreas afins. O objetivo central é introduzir as questões de saúde que afetam as mulheres ao longo da vida, com foco nos aspectos da interseccionalidade e na aproximação ao contexto das políticas públicas para a saúde das mulheres.
A formação visa destacar a feminização da velhice, em que as mulheres vivem mais, mas frequentemente com doenças crônicas e deficiências, necessitando de mais cuidados e, ao mesmo tempo, sendo as principais cuidadoras dos que a cercam. O curso visa promover o envelhecimento saudável, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por meio de uma abordagem holística que considera fatores biológicos, sociais, econômicos e ambientais.
O curso será ministrado na modalidade de ensino a distância (EAD), e está organizado em três módulos, totalizando seis aulas. O primeiro módulo aborda a trajetória de envelhecimento a partir do curso de vida e das determinações sociais na saúde. O segundo módulo trata da mortalidade e morbidade na saúde das mulheres, relacionando os aspectos psicossociais que afetam suas vidas. O terceiro módulo contextualiza as políticas públicas para a saúde das mulheres no cenário das Américas, do Brasil e do Distrito Federal (DF).
O lançamento do curso Mulheres e Envelhecimentos ocorrerá no dia 12 de setembro, em evento presencial no auditório interno da Fiocruz Brasília.
Serviço
Mulheres e Envelhecimentos
Inscrições: até 11/11/25, clique aqui
Modalidade: Ensino a Distância (EAD)