Fiocruz e MS debatem insumos e bioeconomia em oficina com produtores e especialistas

Fiocruz Brasília 9 de dezembro de 2025


Por Beatriz Muchagata

Encontro reuniu representantes da agricultura familiar, instituições públicas e especialistas para construir estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva de plantas medicinais e ampliar ações em bioeconomia


Na última segunda-feira (8/12), a Fiocruz Brasília recebeu a oficina “Jornada dos Insumos: fortalecimento do acesso a plantas medicinais e fitoterápicos no SUS”, realizada pelo Ministério da Saúde com o apoio do CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), que reuniu produtores, instituições parceiras e especialistas para discutir a jornada de insumos estratégicos e identificar caminhos para fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a fitoterapia no SUS e ampliar iniciativas de bioeconomia no país. Durante o encontro, participantes compartilharam experiências e contribuíram para a formulação de novas ações voltadas ao desenvolvimento produtivo e sustentável.


A atividade, promovida pelo Departamento de Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde, teve como foco o mapeamento de demandas, desafios e oportunidades na cadeia produtiva de plantas medicinais, articulando diferentes atores da saúde, da pesquisa e do campo produtivo. A proposta integra as ações estratégicas do governo federal para consolidar políticas de bioeconomia e apoiar territórios rurais.

 

Ao longo da oficina, foram discutidos temas como qualificação de insumos, agregação de valor, ampliação da produção local e fortalecimento das práticas de saúde integrativas. Instituições parceiras, como a Fiocruz Brasília, colaboraram com análises técnicas e contribuições metodológicas para orientar a construção de estratégias futuras.

 

Segundo Vitor Doneida, representante do Ministério da Saúde, o encontro marca um passo importante para a formulação de políticas voltadas ao setor. “A gente teve a participação de produtores, industriais e especialistas para montar essa jornada de insumos, ampliando as possibilidades para a agricultura familiar. A partir daqui, poderemos elaborar novas estratégias ancoradas no programa de bioeconomia”, destacou.

 

Os resultados da oficina subsidiarão novas ações intersetoriais voltadas à consolidação da cadeia de plantas medicinais, ao fortalecimento da produção comunitária e à ampliação do acesso a fitoterápicos no Sistema Único de Saúde.