Atenção à saúde de pessoas em situação de rua

Fernanda Marques 10 de maio de 2023


Em maio do ano passado, durante o encerramento do projeto Comunidades de Práticas em Atenção Primária à Saúde e População em Situação de Rua no contexto da Covid-19 (ComPAPS), diversos participantes indicaram que aquele seria apenas um encerramento ‘protocolar’, pois as experiências compartilhadas apontavam para desdobramentos com foco no fortalecimento das políticas e serviços destinados ao cuidado das populações em situação de rua. E, de fato, esses desdobramentos estão acontecendo. Na próxima quinta-feira (25/5), das 17h às 19h, será lançada a publicação “Fique em Casa? Desafios e Experiências das Comunidades de Práticas em Atenção Primária em Saúde para Populações em Situação de Rua no Contexto da Covid-19”, fruto dos trabalhos da ComPAPS. A atividade será online, com transmissão pelo YouTube: www.youtube.com/@compaps

 

A abertura do evento contará com a participação de Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília e integrante do Comitê Gestor da ComPAPS; Vanilson Torres, da coordenação do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e um dos mentores da ComPAPS; e Charles Tocantins, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems). Além da Fiocruz Brasília, do MNPR e do Conasems, a Plataforma IdeiaSUS também é parceira da ComPAPS, que teve o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Fundação Rockefeller.

 

“Foram dos diálogos sobre as preocupações e inquietações frente às vulnerabilidades sociais presentes na pandemia que surgiu a ideia de construirmos uma Comunidade de Práticas. A ComPAPS se configurou como um espaço virtual de solidariedade e afeto para viabilizar a partilha das experiências que foram desenvolvidas no território nacional, que tiveram êxito e que foram centrais para a promoção do cuidado das populações em situação de rua”, lembra Fabiana Damásio. As melhores práticas desenvolvidas no país poderão ser conhecidas na publicação que será lançada no dia 25/5. “A proposta de descrição minuciosa se deu para que outras experiências como a que realizamos possam ser replicadas e possibilitem destacar a importância da integração dos processos educacionais com o serviço e com a comunidade aprendida”, destaca a diretora da Fiocruz Brasília.

 

No evento de lançamento, a organizadora da publicação e coordenadora geral da ComPAPS, Márcia Muchagata, falará da trajetória do projeto, seus desafios metodológicos e principais resultados. Durante a live, representantes de três das experiências relatadas na obra irão compartilhar seus trabalhos. A última seção da obra reúne boas práticas de atendimento à população em situação de rua no contexto da pandemia. As 23 experiências que compõem essa seção estão divididas em práticas referentes à imunização da população em situação de rua; práticas referentes à intersetorialidade das políticas para a população em situação de rua; e práticas referentes aos cuidados da população em situação de rua.

 

As experiências apresentadas foram desenvolvidas por comunidades de práticas integrantes da ComPAPS. Uma comunidade de práticas, conforme explica a publicação, é “um grupo de pessoas que compartilha de um interesse, um conjunto de problemas, ou uma paixão por um tópico, e que seus membros aprofundam seus conhecimentos e especialidades nesta área por meio da interação contínua”. Articulada em torno da temática Atenção Primária à Saúde e População em Situação de Rua no contexto da Covid-19, a ComPAPS estabeleceu 24 comunidades de práticas, totalizando mais de 300 participantes em um total de 111 municípios. As comunidades de práticas da ComPAPS reuniram, principalmente, trabalhadores da saúde, da assistência e de outras políticas, além de gestores e pesquisadores – pessoas que, diante da crise social e sanitária da pandemia de Covid-19, se dedicaram a pensar, discutir e executar estratégias de prevenção, articulação e cuidado voltadas a uma população extremamente invisibilizada, “para quem as mensagens ‘fique em casa’ ou ‘lave as mãos’ fizeram pouco ou nenhum sentido”.

 

SERVIÇO:

Lançamento da publicação “Fique em Casa? Desafios e Experiências das Comunidades de Práticas em Atenção Primária em Saúde para Populações em Situação de Rua no Contexto da Covid-19”

Data: 25 de maio (quinta-feira)

Horário: 17h às 19h

Local: www.youtube.com/@compaps 

Clique aqui para acessar a publicação