Leitura da Carta de Princípios encerra evento sobre Residências em Saúde

Por: Fernanda Marques
24/11/2020

Fernando Pinto

 

Com a Leitura da Carta de Princípios do “X Encontro Nacional de Residências em Saúde”, realizada por Nayara Lisboa, representante do Fórum Nacional de Coordenadores de Residências em Saúde (FNCRS), as atividades do evento foram encerradas na tarde da última sexta-feira (20/11). Durante três dias, residentes, preceptores, tutores, coordenadores e demais atores do Movimento Nacional debateram os avanços e desafios das Residências em Saúde na defesa dos princípios do SUS, bem como o fortalecimento do Movimento Nacional e suas pautas prioritárias. Em sua primeira edição online, o evento reuniu mais de 4 mil inscritos de todo o Brasil.

 

A Carta apresentada ao final de cada Encontro sintetiza o pensamento e as propostas dos participantes, além de destacar os principais acontecimentos do evento. Em 2020, a Carta foi composta por um compilado de todos os documentos já produzidos nos eventos anteriores, simbolizando a potência do Encontro e relembrando todos os temas e debates dos últimos nove anos, com o objetivo de reafirmar os princípios e pautas, e também a agenda de lutas do FNCRS.

 

A Carta traz propostas para a implantação e o acompanhamento dos programas de Residência em Saúde, além de reivindicações relacionadas às condições de ensino e trabalho dos residentes, bem como a defesa de uma política de valorização dos egressos das residências. O documento enfatiza a necessidade de transformação dos modos de distribuição de renda e reparação de todas as formas de injustiça. Por fim, recomenda a criação de grupos de trabalho que analisem em profundidade as necessidades de formação em cada área de concentração e balizem a construção de um eixo comum nas Parcerias Público-Privadas.

 

A décima edição do Encontro foi organizada por representantes dos Fóruns (de Residentes, Tutores, Coordenadores e Apoiadores) ligados à Fiocruz Brasília, à Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) e à Escola Superior de Ciências da Saúde (DF).

 

Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS)

 

Surgiu da necessidade crescente de que residentes, preceptores, tutores, coordenadores e todos os demais atores do Movimento Nacional das Residências em Saúde discutissem a formação de profissionais de saúde dentro dos programas de residência, em consonância com os princípios e diretrizes Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira edição foi realizada em 2012 no Rio de Janeiro, que também sediou o evento em 2018. Já houve Encontros em Porto Alegre (2012), Ceará (2013), Recife (2014), Florianópolis (2015), Curitiba (2016), Olinda (2017), Natal (2019) e, agora, virtualmente, em Brasília (2020).

 

Leia mais

Encontro online debate avanços e desafios das Residências em Saúde