Fiocruz Brasília sedia instalação Morar em Liberdade: 15 anos do Programa de Volta para Casa (PVC)

Nathállia Gameiro 25 de abril de 2019


Até o dia 31 de maio, mês da Luta Antimanicomial, a Fiocruz Brasília abriga a instalação de fotografias e vídeos Morar em Liberdade: 15 anos do Programa de Volta para Casa, que registra a vida de usuários egressos de um dos hospitais psiquiátricos de Barbacena (MG), em 2007, e as mudanças após a liberdade, em 2018.

Um dos cenários da exposição é o hospital psiquiátrico Colônia (Barbacena-MG), que retrata os antigos métodos terapêuticos aplicados à época, o impacto das primeiras iniciativas da reforma antimanicomial, e os resultados da implementação do Programa De Volta para Casa (PVC). A instalação é concebida como um jogo de espelhos com imagens de 2007 e 2018 e convida o visitante a refletir sobre a política de saúde mental contemporânea.

 

A instalação que a Escola Fiocruz de Governo (EFG) abriga é a 7ª edição da mostra, de iniciativa do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Fiocruz Brasília em parceria com a TV Pinel. Ela apresenta novos olhares sobre a história cotidiana dos usuários da saúde mental, as pessoas, casas e ruas de Barbacena. A exposição está aberta para visitação do público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Outras informações estão disponíveis aqui