Fiocruz Brasília realiza defesas de mestrado sobre autismo e comunicação em crises sanitárias

Fernando Pinto 1 de julho de 2025


Em julho, a Fiocruz Brasília promove duas defesas públicas de dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS), promovido pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília. As apresentações abordam temas atuais e relevantes, como os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios da comunicação em saúde durante emergências sanitárias.

 

A primeira defesa será no dia 7 de julho, às 9h, com transmissão online. O mestrando Rafael Guedes Ferreira da Silva apresentará a pesquisa “Os Direitos da Pessoa no Transtorno do Espectro Autista: Análise das normativas brasileiras sob a ótica da Saúde, Autonomia e Direitos Humanos”. O trabalho foi orientado pela pesquisadora Luciana Sepúlveda Köptcke, com coorientação de Rafael de Souza Petersen. A banca será composta pelas professoras Fernanda Marques, Laís Silveira e Aline Cavaca.

 

No dia 31 de julho, às 10h, será a vez do mestrando Lucas Guimarães Arruda defender a dissertação “Comunicação em Saúde em Tempos de Crise: Estratégias e Desafios da Assessoria de Comunicação da Anvisa Durante a Pandemia de Covid-19”. A orientação é de Mariella Oliveira Costa e Wagner Vasconcelos. Participam da banca os professores Fernanda Marques, Jorge Menna Duarte e Larissa Grandi Vaitsman.

 

As bancas são abertas ao público. Para acompanhar as apresentações, é necessário solicitar o link de acesso à Secretaria Acadêmica pelo e-mail: secad@fiocruz.br.

 

Além das defesas, os interessados podem conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas no mestrado por meio do projeto de divulgação científica “Fala aê, mestre!”, com entrevistas disponíveis no site da Fiocruz Brasília.