Fiocruz Brasília e ECA-USP assinam Acordo de Cooperação Técnica

Adrielly Reis 28 de janeiro de 2026


A Fiocruz Brasília e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) assinaram Acordo de Cooperação Técnica para projetos na área de Educomunicação em Saúde Coletiva. O convênio estabelecido entre as duas instituições foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 9 de janeiro.

 

O Acordo prevê o desenvolvimento e a implementação de iniciativas conjuntas de ensino, pesquisa e extensão voltadas às áreas de políticas públicas em saúde e educomunicação a serem executadas na Fiocruz Brasília, por meio da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, e na ECA-USP.

 

Para as pesquisadoras do Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde (Jacarandá/Fiocruz Brasília), Aline Guio Cavaca e Mariella Oliveira-Costa, o convênio é a materialização de uma parceria estruturada em muitas ações realizadas no âmbito do Programa do Mestrado Profissional em Políticas Púbicas em Saúde (MPPPS), como pesquisas conjuntas, participações em bancas, publicação de artigos e, a mais recente, a aula aberta de Educomunicação, ministrada pelo professor convidado Claudemir Viana da ECA-USP.

 

“O objetivo central desta cooperação é consolidar o campo da educomunicação e da saúde coletiva no Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, pesquisas, docentes e estudantes entre as duas instituições”, destaca a professora Aline.  “O convênio com a ECA-USP permitirá explorar novos territórios do SUS, com atuação alinhada à missão da Fiocruz Brasília”, afirma a professora Mariella.