Elaboração de Guias de Prática Clínica – 4ª Oferta

Fiocruz Brasília 4 de março de 2021


O Curso de Elaboração de Guias de Prática Clínica baseadas em evidências que é fruto da parceria do Ministério da Saúde com a Escola de Governo Fiocruz Brasília. Neste curso você terá a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de Elaboração de Guias de Práticas Clínicas, ver exemplos práticos e conhecer melhor cada etapa de elaboração. A estrutura está organizada em 10 semanas com abertura progressiva conforme cronograma do curso.


As semanas do curso contém conteúdo em texto e vídeos que sumarizam e facilitam a fixação do conteúdo. Ao final de cada semana há um questionário para resposta, no qual você terá 3 tentativas para testar seus conhecimentos e alcançar a melhor pontuação.


Chamada Pública para seleção de candidatos(as) para o Curso de Aperfeiçoamento em Elaboração de Guias de Prática Clínica da Escola de Governo da Diretoria Regional de Brasília (EGF/Direb/Fiocruz), atendendo à deliberação do Colegiado de Pós-Graduação-CPG da Escola de Governo/Direb/Fiocruz Brasília.


Chamada pública: Clique aqui para visualizar a Chamada Pública Nº 03/2021


Errata da chamada pública – Nº 03/2021: Clique aqui para visualizar a errata da Chamada Pública Nº 03/2021


Baixar o termo de compromisso: Termo de compromisso


Os selecionados na 1ª chamada deverão enviar o Termo de Compromisso até o dia 02/07 e os selecionados na 2ª chamada deverão enviar o Termo de Compromisso até o dia 08/07, devidamente preenchido e assinado, confirmando o interesse em participar do curso. O envio deverá ser feito para suporte.ead.efg@fiocruz.br O não envio configura desistência da vaga.


Resultado da seleção: confira aqui Resultado da seleção 2º chamada: confira aqui


Carga Horária 180 horas

Período de Inscrição 03/05 a 18/06/2021

Período de oferta 06/07 a 27/09/2021

Vagas 150

Nível Aperfeiçoamento

Modalidade A distância, com tutoria


Conteúdo programático

CONTEÚDO

Ambientação.

CAPÍTULO 1 - Introdução aos guias de saúde baseados em evidências. CAPÍTULO 2 - Composição do grupo elaborador e conflitos de interesses. CAPÍTULO 3 - Declaração e gestão de conflito de interesses.

CAPÍTULO 1 - Planejamento e escopo do guia. CAPÍTULO 2 - Formulação de perguntas e seleção de desfechos.

CAPÍTULO 1 - Avaliação e adaptação de guias preexistentes. CAPÍTULO 2 - Fontes de Informação para elaboração de guias.

CAPÍTULO 1 - Estudos primários e secundários e identificação de vieses.

CAPÍTULO 1 - Elaboração de guias: Pesquisa, avaliação e síntese das evidências.

CAPÍTULO 1 - Avaliação da Qualidade das Evidências. CAPÍTULO 2 - Desenvolvimento e formulação de recomendações.

CAPÍTULO 1 - Avaliação dos recursos e custos. CAPÍTULO 2 - Incorporação de valores e preferências dos pacientes.

CAPÍTULO 1 - Como incorporar questões de equidade, direitos humanos, gênero e determinantes sociais nas diretrizes. CAPÍTULO 2 - Usando evidências de pesquisa qualitativa para desenvolver guias.

CAPÍTULO 1 - Produção, avaliação externa e divulgação. CAPÍTULO 2 - Implementação, avaliação e atualização.

CAPÍTULO 1 - Diretrizes de aconselhamento rápido no cenário de uma emergência de saúde pública. CAPÍTULO 2 - Ministério da Saúde e os PCDT.

Atividades

- Avaliação de Aprendizagem, ao final de cada semana.

- Pesquisa de Reações.

Público-alvo

Membros de Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde - NATS da REBRATS; alunos de pós-graduação envolvidos diretamente em atividades e pesquisas de NATS de sua instituição de ensino e pesquisa; servidores e colaboradores do Ministério da Saúde e profissionais de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Certificação

Serão realizadas atividades online, em forma de questionários com aproveitamento mínimo 70%. É de responsabilidade do aluno o acompanhamento do cronograma do curso, onde os prazos para a realização das atividades estão definidos. A nota mínima para aprovação é 70.0 (setenta).

Suporte Técnico