Relato de Layane Silva (agosto/2025)
Sou Layane dos Santos Silva, tenho 22 anos, sou brasiliense e estudante do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde da Universidade de Brasília (FCTS/UnB). Ao longo da graduação, me encantei pelo papel transformador da informação em saúde e encontrei, na comunicação, um caminho potente para promover o acesso ao conhecimento científico, especialmente em tempos de desinformação.
Hoje, atuo como estagiária do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília e como Social Media do Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), periódico científico editado pelo Prodisa. Foi por meio dessa vivência, unindo ciência, saúde e comunicação, que comecei a perceber o desafio de traduzir conteúdos acadêmicos para públicos mais amplos e diversos. A cada post, fui entendendo que a divulgação científica não é um complemento do trabalho, é parte central dele.
Conheci o curso “Influencers da Ciência”, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por sugestão da minha supervisora de estágio na Fiocruz Brasília, a pesquisadora e coordenadora do Prodisa, Sandra Alves, que identificou no curso uma excelente oportunidade para aprimorar minhas habilidades na produção de conteúdo para o CIADS. O curso tem como proposta capacitar jovens para atuarem como influenciadores digitais comprometidos com a divulgação científica e o enfrentamento da desinformação.
Para participar do processo seletivo, precisei gravar um vídeo de até um minuto explicando minha motivação e a importância de divulgar ciência. Ao gravar o vídeo, refleti sobre o quanto essa missão já fazia parte de mim. Quando recebi a notícia da aprovação, senti que estava entrando em algo que mudaria minha prática.
O curso foi estruturado em quatro módulos, totalizando 45h de imersão. Sua metodologia teórico-prática, em formato híbrido (com aulas presenciais e online), foi muito além do que eu imaginava. Não aprendi apenas a criar conteúdo, fui estimulada a pensar criticamente, a questionar, a escutar e a comunicar com propósito, desenvolvendo habilidades essenciais para a produção e publicação de conteúdo digital de qualidade.
Ao longo do curso compreendi a gravidade da desinformação, que se espalha como uma epidemia silenciosa, e aprendi estratégias para enfrentá-la com criatividade e sensibilidade, por meio de análises críticas de notícias e oficinas práticas, como o “Jogo de Combate à Desinformação”. Também tive contato com ferramentas de captação e edição de imagem e som.
Entre os conteúdos que mais me marcaram, destaco o aprendizado sobre a elaboração de roteiros. Roteirizar conteúdo foi um verdadeiro divisor de águas na minha formação. Compreendi que um bom roteiro permite mais clareza na comunicação, organizando as ideias de forma lógica e objetiva, sem rodeios ou excessos. Além disso, proporciona economia de tempo, já que evita improvisações, reduz erros durante a gravação e facilita o processo de edição. E, principalmente, garante o alinhamento com o objetivo da mensagem, seja ele informar, engajar, educar ou entreter. Com isso, cada etapa da produção de conteúdo passa a ter mais sentido, foco e impacto.
As aulas com profissionais como Lucas Guedes, Gabriela Rocha e Eduardo Bessa foram momentos de profunda inspiração. São pessoas que compartilham saberes, que acreditam no potencial da juventude e que nos impulsionam a comunicar com propósito e responsabilidade.
Com tudo o que aprendi ao longo do curso “Influencers da Ciência”, reforço ainda mais o compromisso de aplicar esse conhecimento na prática, especialmente no trabalho que desenvolvo no CIADS. Acredito que, ao unir o rigor científico a uma comunicação acessível e criativa, posso contribuir de forma significativa para ampliar o alcance do periódico.
“Dê Letras à Sua Ação” busca divulgar artigos assinados por colaboradores e estudantes da Fiocruz Brasília sobre iniciativas relacionadas a seus trabalhos ou de seus colegas. Os relatos são de responsabilidade de seus autores.
Fotos: Acervo Pessoal