Sou enfermeiro e cuido de gente. Na FIOCRUZ, sou um residente! Sou da primeira turma de Vigilância em Saúde, Programa Multiprofissional de muita virtude!
De muita virtude, porque atuamos na vigilância. Na saúde pública, é de grande importância! Visamos à prevenção, ao controle de risco de agravos e doenças; Promover saúde para a população, respeitando as suas crenças!
Desde então, em várias vigilâncias tive experiências: Epidemiológica, ambiental, sanitária e outras vivências! Cada uma com seu papel vital e precioso; Um cuidado em saúde silencioso, mas atencioso!
E o que ganhei ou ganho nesses trabalhos? Conhecimentos, como diversos retalhos, Que, quando juntos, formam uma colcha fascinante. Fascinante, pois o saber é contagiante!
O meu trabalho nelas foi notificar, vacinar, Coletar e, agora, na sanitária, inspecionar! Além disso, trago inovação: Tecnologias de minha geração!
Enfim, residência é um processo de educação; Educação que vai além de aprender. Estou seguro, em poucas palavras, ao dizer: Que é transformação!
Transformação de realidades, Transformação de atividades, Transformação do dever, Transformação do meu ser!
Poesia escrita por Emerson de Jesus da Silva (junho/2025)
“Dê Letras à Sua Ação” busca divulgar artigos assinados por colaboradores e estudantes da Fiocruz Brasília sobre iniciativas relacionadas a seus trabalhos ou de seus colegas. Os relatos são de responsabilidade de seus autores.
Foto: Acervo Pessoal
Imagem destaque: Ilustração de Raiana Brito