Curso de Saúde Prisional: principais doenças e agravos 2ª oferta

Fiocruz Brasília 16 de agosto de 2022


 

O curso Saúde Prisional: principais doenças e agravos foi desenvolvido pela Coordenação de Saúde, do Departamento Penitenciário Nacional/MJSP, em parceria com o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (NUSMAD), da Fiocruz/Brasília, e com a Escola de Governo Fiocruz Brasília.

O curso é destinado aos servidores que atuam no sistema prisional brasileiro e tem como objetivo fortalecer sua qualificação, para que, no desenvolvimento do trabalho, promovam a dignidade humana e colaborem com o processo de ressocialização e de reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade. Para isso, são abordados os conceitos envolvidos na atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade, as políticas públicas existentes e suas definições e aplicabilidades, como funciona o acolhimento e a política de humanização nas práticas de gestão e assistenciais, além da própria gestão do processo de trabalho para os profissionais de saúde desse sistema.

O curso está dividido em quatro módulos: o primeiro contextualiza os principais aspectos do sistema prisional brasileiro e sua correlação com a saúde; o segundo discute a oferta de saúde no sistema prisional; o terceiro e o quarto módulos apresentam o conteúdo sobre a prevenção e o controle das principais doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis no âmbito penitenciário.


 

Carga Horária
120h

 

 

 

Período de Inscrição
16/08 a 30/10/2022

 

 

 

Período de oferta
16/08 a 30/11/2022

 

 

 

Vagas
Ilimitadas

 

 

 

Nível
Atualização

 

 

 

Modalidade
A Distância (EAD)

 

 


Conteúdo programático

MÓDULOS    

NOME DO MÓDULO

Módulo 1

Um olhar sobre o sistema prisional brasileiro e a correlação com a saúde (21 horas)

Módulo 2

A oferta de saúde no sistema prisional (25 horas)

Módulo 3

As principais doenças e agravos transmissíveis em saúde no sistema prisional (48 horas)

Módulo 4

As principais doenças e agravos em saúde não transmissíveis no sistema prisional (26 horas)

Atividades

- Verificação de Aprendizagem - ao final do curso.

- Avaliação do Curso.

Público-alvo

Este curso é destinado aos trabalhadores do sistema prisional brasileiro.

Certificação

Os profissionais serão certificados com um título de Curso de Atualização (120h) gerado automaticamente pela plataforma EAD. Para isso, os estudantes deverão ter aproveitamento mínimo de 60% nas atividades do curso.

Suporte Técnico