CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES POPULARES DA SAÚDE – AGPOPSUS JUVENTUDES DF

Fiocruz Brasília 5 de janeiro de 2025


 

O curso tem como objetivo a formação de jovens de movimentos sociais populares do Distrito Federal para atuarem como agentes populares em saúde em seus territórios.

 

O curso tem como metodologia a educação popular em saúde, a construção de identidade de grupo e o fortalecimento da participação popular e do controle social na saúde.

 

Além disso, busca incentivar práticas tradicionais e populares de cuidado, combate à fome e promoção da segurança alimentar.

 

O curso já conta com duas edições, com mais de 700 Agentes Populares das Juventudes formados. O projeto consolidou práticas de cartografia e vigilância popular articuladas, envolvendo o mapeamento dos territórios, com identificação dos serviços de saúde (UBSs, CAPSs, entre outros) e dos movimentos sociais populares e culturais existentes.

                Ações Desenvolvidas:

 

  • Cartografia do Território: mapeamento de serviços de saúde (UBS, CAPS e demais serviços) em cada região.
  • Diagnóstico dos Serviços de Saúde: identificação de fluxos de cuidado, desafios no acesso e funcionamento das unidades.
  • Diagnóstico dos Movimentos Sociais: levantamento de coletivos, associações e redes locais atuantes em saúde, cultura e direitos.
  • Rodas de Vigilância e Escutas Populares: espaços de diálogo em escolas, praças, associações comunitárias e serviços públicos.
  • Campanhas Comunitárias: ações de prevenção e promoção da saúde (alimentação saudável, saúde mental, vacinação, enfrentamento às violências e outras).
  • Ações Culturais e Educativas: atividades em escolas e espaços comunitários envolvendo música, teatro, dança, poesia e HipHop.
  • Visitas de troca de saberes: nas UBS e CAPS, com devolutivas às comunidades sobre funcionamento dos serviços.