Cooperação, Comunicação e Finanças Populares serão tema de oficina voltada a lideranças comunitárias

Por: Fiocruz Brasília
20/10/2020

Fernanda Marques

 

O Comitê Estrutural Saudável e Sustentável, com o apoio da Fiocruz, promoverá a oficina “Desenvolvimento Saudável e Sustentável: Cooperação, Comunicação e Finanças Populares”, voltada a alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) e a líderes comunitários, especialmente da Cidade Estrutural, mas também de outras regiões do Distrito Federal.

 

A oficina será realizada em três sábados, dias 24/10, 31/10 e 7/11, sempre das 9h às 11h. No primeiro sábado, o tema abordado será “Inteligência Cooperativa e resolução de conflitos para uma governança mais sustentável”, com a participação do coordenador de Gestão e Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, e da doutora em ciências da comunicação Cristiane Parente. No segundo, será a vez de discutir “Comunicação popular e saúde: caminhando para uma cidade mais resiliente”: participam as jornalistas Mariella de Oliveira-Costa e Nathállia Gameiro, da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, com apresentações sobre direito à comunicação, combate às fake news e presença nas mídias sociais, e também a enfermeira Erika Formiga, compartilhando sua experiência de comunicação popular em Crato, no Ceará. Para finalizar, no terceiro sábado, o tema será “Finanças populares e comunidades mais sustentáveis”, com contribuições de Haroldo Mendonça, representante do Banco Comunitário da Estrutural.

 

As atividades serão realizadas online, por meio da plataforma Teams (link em breve!), e têm uma proposta bastante dinâmica e interativa, com palestras curtas seguidas de muito diálogo e trocas de vivências e saberes. O objetivo da oficina é debater e conscientizar acerca de questões que afligem as comunidades locais e a população em geral, buscando proporcionar acesso à informação e à reflexão críticas para subsidiar intervenções nos territórios voltadas à melhoria da qualidade de vida. Os participantes receberão certificados.

 

A oficina é parte do projeto “A construção de capacidades sociais para o enfrentamento da pandemia e suas consequências nos territórios”, selecionado em edital da Fiocruz e a partir do qual foi criado o Comitê Estrutural Saudável e Sustentável.

 

Como participar da oficina?

No dia 24 de outubro, das 9h às 11h, acesse https://bit.ly/31rh7kI

No dia 31 de outubro, das 9h às 11h, acesse https://bit.ly/3m6CaRG

No dia 7 de novembro, das 9h às 11h, acesse https://bit.ly/3jhS89G

 

Mais informações no Instagram (@comiteestrutural) e por WhatsApp (61-99820-5489).