Ciência e cultura pautam lançamentos editoriais na área de saúde mental

Por: Fiocruz Brasília
26/10/2020

Mariella de Oliveira-Costa

 

Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Morar em Liberdade. Estes são os títulos de duas publicações que serão lançadas na próxima quinta-feira, 29 de outubro, no encerramento do evento online “Saúde mental para todos – investimento e acesso para o exercício da cidadania”, que será transmitido ao vivo, às 17h30, pelo YouTube da Fiocruz Brasília: youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial.

 

O primeiro é o tema da nova edição especial da revista científica Saúde em Debate, produzida pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Além da equipe editorial da revista, a atividade vai contar com a participação da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e do pesquisador Paulo Delgado, autor da Lei de Saúde Mental.

 

A submissão de artigos para esta edição especial foi iniciada antes da pandemia de Covid-19, e os editores da publicação analisaram mais de 180 textos submetidos – um recorde para a revista. Ao todo, as mais de 300 páginas que compõem o volume foram organizadas em 15 artigos originais, três opinativos, cinco ensaios, uma revisão de literatura, um relato de experiência e uma resenha, além do editorial e texto de apresentação, assinado pela equipe do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília, que organizou esta edição especial. Os textos trazem resultados de pesquisas realizadas em diferentes serviços de saúde do país, integrados às redes de atenção à saúde, além de reflexões sobre a história e os desafios contemporâneos do cuidado em saúde mental no Brasil, que há mais de 30 anos aposta em modelos que substituem a lógica da internação hospitalar por uma atenção à saúde das pessoas que possibilite que elas estejam próximas e convivam com  suas famílias. A revista está disponível online, neste link: http://www.saudeemdebate.org.br.

 

Além do lançamento da revista científica, outra obra que promove o encontro entre a cultura e a saúde também será lançada no evento online. O catálogo da exposição Morar em Liberdade: Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira apresenta histórias de vida e do cuidado em saúde mental no Brasil, a partir da pesquisa que avaliou o Programa de Volta para Casa e do Projeto Memórias da Saúde mental: comunicação, cultura e direitos humanos.

 

A partir da busca em arquivos públicos, tais como os acervos do Centro Cultural do Ministério da Saúde, Museu da Loucura, Museu do Inconsciente e Museu Bispo do Rosário, foi possível resgatar as maneiras pelas quais os usuários dos serviços de saúde mental contavam suas histórias. O catálogo apresenta como atitudes simples – ir e vir para um local de lazer, ter uma moradia, ser útil em um trabalho e ocupar um banco de escola – foram direitos conquistados por essas pessoas, antigamente isoladas em hospitais psiquiátricos e manicômios.

 

O evento online “Saúde mental para todos – investimento e acesso para o exercício da cidadania” contou com dois momentos anteriores, nos dias 19 e 23 de outubro, quando diferentes especialistas apresentaram reflexões sobre o financiamento governamental em saúde mental, no Brasil e no exterior. Ambas atividades foram transmitidas ao vivo pelo Youtube da Fiocruz Brasília e podem ser acessadas em youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial