X Congresso Interno da Fiocruz aprova três teses e dezenas de diretrizes

Fiocruz Brasília 18 de dezembro de 2025


Por Kadu Kayres (Agência Fiocruz de Notícias)

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, a Fiocruz reuniu mais de 350 delegados e delegadas eleitos pela comunidade institucional em seu principal espaço de representação e deliberação: as plenárias do X Congresso Interno. Instância máxima de participação democrática da Fundação, a décima edição reafirmou o modelo de governança da Fiocruz e seu papel central no planejamento estratégico, com debates em torno da temática Fiocruz, Instituição Pública Estratégica de Estado para a Saúde. O evento integrou a agenda de celebrações dos 125 anos da Fundação.

Ao longo da programação, plenárias e grupos de trabalho discutiram os rumos da Fiocruz em três eixos estruturantes – político-estratégico, jurídico-institucional e carreira e gestão de pessoas –, consolidando propostas para orientar as ações institucionais nos próximos anos. As plenárias foram transmitidas ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube, ampliando o acesso e a transparência do processo para a comunidade institucional e a sociedade civil.

Com participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a plenária final (12/12) discutiu e aprovou as três teses centrais do Documento de Referência, além de dezenas de diretrizes. A continuação do processo de debate e deliberação será realizada on-line, em data ainda a ser definida pela Comissão Organizadora da edição.

Diretor-executivo da Fiocruz e presidente da Comissão, Juliano Lima fez um agradecimento especial a todos os participantes dos grupos de trabalho e destacou o engajamento coletivo ao longo do processo. Segundo ele, a dedicação e a seriedade demonstradas nos debates foram marcantes.

“Pude acompanhar os trabalhos nesses dois dias e foi muito emocionante ver como todos se debruçaram sobre o documento, resultado de uma construção coletiva iniciada em maio de 2025”, afirmou.

Na sequência, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou o elevado engajamento da delegação com os temas em debate e parabenizou o trabalho realizado pela relatoria de síntese.

“Pude acompanhar os trabalhos nesses dois dias e foi muito emocionante ver como todos se debruçaram sobre o documento, resultado de uma construção coletiva iniciada em maio de 2025”, afirmou.

Na sequência, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou o elevado engajamento da delegação com os temas em debate e parabenizou o trabalho realizado pela relatoria de síntese.

“Quero agradecer muito o trabalho dos coordenadores e dos relatores dos grupos e dos integrantes da Relatoria que foram fundamentais para que chegássemos na relatoria de síntese”, disse.

Em depoimento, Alexandre Padilha destacou a importância do acompanhamento do X Congresso Interno da Fiocruz pelo Ministério da Saúde, além de ressaltar o valor do processo democrático conduzido pela instituição. Segundo ele, o evento é uma demonstração expressiva do caráter democrático da Fundação e de sua forma coletiva de construir políticas e tomar decisões.

“Sempre que um processo como esse acontece, qualquer decisão que dele resulte tende a ser implementada com muito mais força, porque é fruto de um debate interno, construtivo e coletivo”, afirmou Padilha, que também esteve presente no Encontro Preparatório para a Plenária, realizado no final de novembro.

A abertura do plenária aconteceu no dia 10 de dezembro. Confira a cobertura na página no Portal Fiocruz.

Assista às gravações