A Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS), divulgou o Relatório de Implementação da Nova Carteira de Serviços nos CTA, desenvolvido em parceria com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI/SVSA/MS).
O documento apresenta os resultados e recomendações do projeto “Fortalecimento da Vigilância das Infecções Crônicas e Sexualmente Transmissíveis na Atenção à Saúde”, que teve como foco a modernização e ampliação dos serviços prestados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A iniciativa acompanhou seis serviços-piloto — localizados em Vitória (ES), Sobral (CE), Ponta Grossa (PR), Uruguaiana (RS), Feira de Santana (BA) e Santarém (PA) — com o objetivo de fortalecer a integração entre vigilância e atenção à saúde, ampliar o diagnóstico precoce e padronizar a nova Carteira de Serviços dos CTA.
Entre os principais avanços registrados estão:
O relatório também destaca as recomendações para consolidação da Carteira de Serviços, incluindo o fortalecimento dos fluxos laboratoriais, ampliação da cobertura de testagem e maior integração com as políticas municipais de saúde.
Acesse aqui o relatório completo.