Capacitação sobre HTLV fortalece rede de atenção à saúde no DF

Fiocruz Brasília 30 de setembro de 2025


Em cooperação com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Fiocruz Brasília, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), promoveu nos dias 25 e 26 de setembro de 2025 dois eventos voltados ao fortalecimento na rede pública de saúde da atenção integral às pessoas vivendo com HTLV (Vírus Linfotrópico de Células T Humanas).

 

Os eventos, realizados no Espaço da SEDES/GDF, reuniram cerca de 60 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com a participação de especialistas da área, como Jorge Casseb, do Hospital Emilio Ribas-SES/SP e USP e Tatiane Assone, também ligada às mesmas instituições paulistas e consultora da Fiocruz Brasília/NEVS.

 

No dia 25, foi realizada a Oficina de Elaboração da Linha de Cuidado do HTLV no DF, com o objetivo de validar atribuições, fluxos e formas de articulação entre os diferentes níveis de atenção, com base em evidências científicas e nas necessidades locais. A programação incluiu uma exposição teórica sobre o vírus, apresentação da minuta da Linha de Cuidado e debates estruturados por meio da metodologia do Café Mundial, que favorece a construção coletiva de propostas. As contribuições foram sistematizadas e validadas em plenária.

 

Já no dia 26, a agenda foi voltada à Capacitação em Manejo Clínico do HTLV, com foco na qualificação técnica de profissionais da rede SUS para o cuidado integral às pessoas acometidas pelo vírus.

 

A iniciativa marca um avanço significativo na organização da resposta ao HTLV no Distrito Federal, contribuindo para o fortalecimento da rede de atenção e a ampliação da capacidade técnica dos profissionais.