Webinário prepara gestores e profissionais para a autoavaliação da Atenção Primária à Saúde no DF

Fiocruz Brasília 30 de agosto de 2021


Por Alexandre Penido

 

Profissionais e gestores de saúde começam a traçar planos para a melhoria da Atenção Primária no DF

 

Nesta quarta-feira (1/9), às 16h, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) promove o webinário “Preparatório para a autoavaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) do DF”. O evento, aberto aos trabalhadores das equipes de saúde e gestores da APS, será transmitido no canal do Youtube “Qualifica APS”.

 

O webinário é mais uma etapa preparatória para o início da autoavaliação sobre os serviços e atendimentos prestados à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF. A iniciativa tem como objetivo orientar os profissionais e gestores para a realização da autoavaliação e a construção dos Planos de Ação para Qualidade (PAQ).

 

Durante o evento serão abordados diversos temas, entre eles: diagnóstico inicial de estrutura da APS do DF; autoavaliação e o PAQ; Acordo de Gestão Local (AGL) e a plataforma de autoavaliação do Qualis APS.

 

Devem participar do webinário profissionais e gestores de saúde que atuam na APS do DF. São 605 equipes de Saúde da Família, 324 equipes de Saúde Bucal e profissionais da gestão.

 

Outras atividades já foram desenvolvidas por meio do Programa Qualis APS com o intuito de preparar os gestores e profissionais de saúde para a autoavaliação da APS do DF. Já houve, por exemplo, oficinas para debater o processo da autoavaliação com a participação das Gerências de Serviços da Atenção Primária (GSAP) das Regiões Central, Centro-Sul, Sul e Sudoeste. Também já foi realizado o Seminário Preparatório para Autoavaliação da APS do DF para gestores da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (COAPS) e das Diretorias Regionais de Atenção Primária à Saúde (DIRAPS).

 

A atividade faz parte do Programa de Qualificação à Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Programa Qualis APS), uma parceria entre a SES/DF e a Fiocruz Brasília, com a colaboração técnica de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).

 

Autoavaliação

Em setembro, cerca de seis mil profissionais e gestores de saúde que atuam na APS do DF começam a autoavaliação sobre os serviços e atendimentos prestados à população nas UBS. Esses profissionais irão responder a questões relacionadas ao processo de trabalho dentro das unidades de saúde. A ideia é atingir grau de qualidade e excelência pelas UBS. O preenchimento do instrumento de autoavaliação será realizado por meio de uma plataforma online.

 

Qualis APS

Criado pela Portaria nº 39, de 23 de janeiro de 2019, o Programa Qualis APS tem como objetivo melhorar os serviços prestados na APS do DF. Ele é desenvolvido por meio de convênio entre a SES/DF, a Fiocruz Brasília e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), com a colaboração técnica de pesquisadores da UnB. Fazem parte do programa trabalhadores e gestores das sete Regiões de Saúde do DF, com o apoio de conselheiros de saúde.

 

Programação do webinário “Preparatório para a autoavaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) do DF”

1º de setembro, quarta-feira

16h às 16h05: Abertura

16h05 às 16h10: Vídeo introdutório do Programa Qualis APS

16h10 às 16h25: Apresentação do Programa Qualis APS

16h25 às 16h40: Diagnóstico inicial de estrutura da APS do DF

16h40 às 16h55: Processo de construção dos instrumentos de autoavaliação da APS do DF

16h55 às 17h15: A autoavaliação e o Plano de Ação para Qualidade (PAQ) / Acordo de Gestão Local (AGL)

17h15 às 17h30: Apresentação da plataforma de autoavaliação do Qualis APS

17h30 às 18h: Discussão

18h: Encerramento

 

Para mais informações, acesse as redes sociais do Qualis APS: Instagram, Facebook e Twitter

 

 

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde