O Seminário Internacional Infância em Tempos de Zika – prevenção, cuidado e garantia de direitos de crianças, mulheres e famílias, é uma das atividades da Feira Soluções para a Saúde – Zika, organizada pela Fiocruz Brasília em parceria com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde.
Em 2015, o início da epidemia do Zika vírus no Brasil revelou grandes desafios para as políticas de saúde, educação e assistência social, em especial, para garantir os direitos das famílias e das crianças em situação de maior vulnerabilidade. Além disso, colocou, no centro do debate, questões relativas às pessoas com deficiência, considerando que as mesmas continuam a enfrentar barreiras no acesso às políticas públicas.
A infecção pelo Zika vírus deixou sequelas irreversíveis de longo prazo sobre crianças, adolescentes e famílias mais vulneráveis no Brasil e na região. Trabalhando junto ao governo em diferentes níveis, o UNICEF participou ativamente da resposta brasileira à epidemia contribuindo para a articulação e promoção de políticas públicas intersetoriais de combate ao vetor, nos municípios do Semiárido e da Amazônia, e no cuidado e suporte às crianças e às famílias, com a implementação do projeto Redes de Inclusão, em dois municípios, Campina Grande-PB e Recife-PE.
Realização do UNICEF, o Seminário é um importante momento para a troca de experiências, desafios e melhores práticas entre o Brasil, a América Latina, o Caribe e a África. O evento reunirá mulheres mães de crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika vírus e outras deficiências, gestores, profissionais de saúde e especialistas nacionais e internacionais. É uma oportunidade única para pensar e propor uma agenda afirmativa de inclusão e de garantia dos direitos de todas as crianças com deficiência e suas famílias. Além dos painéis, o Seminário oferece inscrições para oficinas de estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar e de apresentação do kit multissensorial.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui.
Veja a programação completa:
08/08
• 10h – 12h – Abertura – Feira de Soluções em Saúde e Seminário Internacional Infância em tempos de Zika
-Intervalo-
• 14h – 15h –A resposta à epidemia do Zika vírus no Brasil e na América Latina e Caribe
• 15h – 16h30 –Redes de Inclusão: Políticas públicas intersetoriais para a efetivação dos direitos das famílias e das crianças.
-Intervalo-
• 17h – 18h – Experiências internacionais na resposta ao Zika vírus: Cabo Verde, Honduras e República Dominicana
09/08
• 8h30 – 9h45 – Estratégias de comunicação para o enfrentamento da epidemia do Zika vírus
• 9h45 – 11h15 – Histórias de Vida: conversando com as famílias de crianças afetadas pelo Zika vírus
• 11h15 – 12h15 – Engajamento da Sociedade Civil na resposta à emergência do Zika vírus.
-Intervalo-
• 14h – 16h45 – Oficina 1: Estimulação de crianças com alterações do desenvolvimento no ambiente domiciliar e escolar, com o uso do Kit Multissensorial.
• 14h – 15h20 – Oficina 2: Conhecendo o o kit multissensorial
• 15h20 – 16h45 – Oficina 3: Conhecendo o kit multissensorial
-Intervalo-
• 17h – 17h30 – Para cada Criança, inclusão: desafios e lições aprendidas
• 17h30 – 18h10 – Contextualização, leitura e aprovação da declaração “Pela garantia dos direitos de cada criança com deficiência” e encerramento.