Capacitação fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para estar preparados para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus
Ascom SE/UNA-SUS
De acordo com o último boletim epidemiológico (7/4), o Brasil possui 13.717 casos confirmados e 667 mortes causadas pela covid-19. Diante da necessidade emergencial de capacitar os profissionais de saúde sobre o tema, a UNA-SUS tem promovido diversas iniciativas educacionais. Entre elas, a oferta do segundo curso da Organização Mundial da Saúde (OMS), traduzido para o português pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e ofertado por meio da Fiocruz Brasília. Trata-se do curso Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (covid-19). Profissionais e estudantes da área da saúde podem se matricular até 31 de dezembro (clique aqui).
Com carga horária de cinco horas, a capacitação fornece informações sobre o que os serviços de saúde devem fazer para responder no caso de surgimento de um vírus respiratório, como o novo coronavírus. Além disso, ensina como identificar um caso e como aplicar adequadamente as medidas de prevenção e controle para garantir que não resultem em mais infecções entre os profissionais de saúde e pacientes.
A primeira unidade do curso trata da preparação, prontidão, prevenção e controle de infecção. A segunda abrange epidemiologia, fatores de risco, definições e sintomatologia. Por fim, o terceiro módulo analisa vários tipos de precauções que devem ser tomadas para se preparar e responder à covid-19.
Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos
Conheça também a nossa página especial sobre o novo coronavírus e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19
* Com edição da Ascom/Fiocruz Brasília