Últimos dias para inscrição no Datathon da Feira de Soluções para a Saúde

Por: Fiocruz Brasília
09/04/2019

Nathállia Gameiro

Competição busca trabalhar dados públicos e territoriais para criar soluções sobre temas relacionados a saúde. Interessados podem se inscrever até o dia 14 de abril

A Feira de Soluções para a Saúde deste ano será realizada durante a Semana Uma Só Saúde, entre os dias 22 e 25 de abril, em Bento Gonçalves (RS). O evento reúne pesquisadores, movimentos sociais e instituições públicas e privadas para compartilhar e expor suas iniciativas nos mais diversos formatos, apresentando também soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde. A programação deste ano conta com uma novidade: a realização de um Datathon.

A maratona de dados é uma competição em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam desenvolver soluções com infográficos, narrativas e novos olhares a partir de uma grande base de dados disponível. A ideia é criar um ambiente propício para o desenvolvimento de ferramentas, aplicativos, serviços web, propostas e metodologias que ajudem as pessoas a atuar no território e criar políticas públicas que permitam o monitoramento e avaliação dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030.

A última edição da Feira, realizada em Salvador durante o mês de agosto de 2017, contou com a 1ª Maratona de Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para enfrentamento da Zika e Síndrome Congênita – Hackathon Zika. O Datathon apresenta alguns diferenciais se comparado ao Hackathon: permite a participação de pessoas de diversos locais do mundo, sem a necessidade de estarem fisicamente no mesmo local, e o prazo é mais longo, permitindo a produção de soluções mais robustas.

A competição é nacional, mas está relacionada a questões específicas da região do Rio Grande do Sul (RS). É aberta a todos e tem como objetivo geral melhorar o acesso às informações e disponibilizá-la para o território local. O desafio é composto por três fases: credenciamento dos competidores, publicação das análises e avaliação das análises publicadas.

Para se inscrever, o interessado deverá preencher um formulário online, disponível no site do evento. Esta é a última semana de inscrições, que se encerram no dia 14 de abril. São aceitos competidores individuais ou equipes de até cinco integrantes. Confira a proposta e o regulamento do Datathon.

Semana Uma Só Saúde

A Semana Uma Só Saúde congregará, no mesmo espaço, o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e a Feira de Soluções para a Saúde. É promovida pela Fiocruz em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e será realizada no Centro de Eventos do Dall’Onder Grande Hotel entre os dias 22 a 25 de abril. A semana será um espaço para a exposição de experiências exitosas em saúde pública espalhadas pelo Rio Grande do Sul e de soluções de serviços, sociais ou industriais que levem à melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Saiba mais: https://www.umasosauders.com.br/

Histórico

A primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde foi realizada em agosto de 2017 em Salvador (Bahia) e envolveu gestores, pesquisadores e atores sociais dos setores público e privado para apresentar soluções para a epidemia de zika no país. Ao todo, 1.422 pessoas se inscreveram para participar das 58 atividades desenvolvidas, distribuídas em 17 Rodas de Conversa, 12 Simpósios, 16 Oficinas, 11 Diálogos de Experiências e 2 Seminários, em busca de respostas para questões de saúde.