Termina nesta sexta (18/9) a inscrição de resumos no Seminário do Projeto Integralidade

Por: Fiocruz Brasília
15/09/2020

Nathállia Gameiro

 

Termina nesta sexta-feira, 18 de setembro, o prazo para submissão de resumos para o Seminário do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde. O evento é realizado pelo Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/Uerj) em parceria com a Fiocruz Brasília, o Hospital Maternidade Sofia Feldeman e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).

 

O tema central a ser discutido é “Natalidade e o SUS: pensar inícios e (re)começos no cuidar”. Em sua 18ª edição, o evento comemora os 20 anos do Projeto Integralidade e será composto por duas atividades: o Pré-Colóquio Internacional Interdisciplinar Hannah Arendt, que contará com apresentação de trabalhos, e o Seminário, com conferências e mesas de debates. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades serão online.

 

O Pré-Colóquio será nos dias 3 e 4 de novembro. Para participar, os interessados devem encaminhar um resumo expandido, de três a cinco laudas, sobre uma das temáticas: Humanização da Saúde, Gestão e Direitos Humanos; Diálogo e Relações Intersubjetivas entre Saberes e Práticas Sociais; e Subjetividade, Pluralidade e Ação. O prazo se encerra nesta sexta-feira, 18 de setembro. Confira as normas. A submissão do resumo é feita por um formulário: clique aqui para acessá-lo.

 

É obrigatória a inscrição do apresentador no evento. O resultado dos resumos expandidos selecionados será divulgado por eixo, local e data de apresentação na página do evento até o dia 28 de setembro. O trabalho pode ter no máximo quatro autores e deve ser apresentado em 15 minutos. 

 

O artigo ou ensaio completo pode ser enviado até o dia 20 de novembro. Os melhores trabalhos apresentados em cada sessão serão publicados na modalidade digital até o primeiro semestre de 2021.

 

A segunda parte do evento será realizada nos dias 4, 5 e 6 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro. O Seminário busca estimular a troca, a interação e o debate entre docentes, pesquisadores, estudantes de pós-graduação do Brasil e da América Latina e representantes de organizações não-governamentais, em diferentes áreas da produção do conhecimento, como ciências humanas e sociais, direito, educação e saúde.

 

A programação reúne várias atividades: minicursos, ateliês, ágoras, mostras científicas e mesas de debates. A Fiocruz Brasília conduzirá duas delas, uma sobre a Política Nacional de Saúde de Campo, Floresta e Água e outra sobre Fake News e Saúde. Já a conferência de abertura tem como tema “Natalidade e o SUS” e será ministrada pela professora da Uerj e da PUC-Rio Bethânia Assy, no dia 4 de novembro, a partir das 17h30.



Os links de cada atividade serão enviados previamente pela Comissão Organizadora. As inscrições são gratuitas. Confira a programação completa do evento e faça sua inscrição