SNCT 2022: Fiocruz Brasília de portas abertas

Fernanda Marques 14 de outubro de 2022


Jogos, oficinas, bate-papo com cientistas, recursos tecnológicos, contação de histórias: essas e outras atividades voltadas, sobretudo, a estudantes da educação básica serão realizadas na Fiocruz Brasília de 17 a 21 de outubro. A programação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento de divulgação científica realizado anualmente, em outubro, em todo o Brasil, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A Fiocruz participa desde a primeira edição e, em 2022, a 19ª SNCT terá como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. O objetivo é dialogar com o público sobre o que é ciência e suas contribuições para o pensamento crítico e o desenvolvimento da sociedade, destacando a trajetória de figuras históricas – como o sanitarista Oswaldo Cruz – e também a importância da participação dos jovens e da diversidade na ciência. Mais mulheres e meninas na ciência, ciência e arte, e interação entre conhecimentos científicos e outros saberes estão entre os temas das atividades da SNCT 2022 na Fiocruz Brasília. 

 

Serão, ao todo, 10 atividades, de segunda a sexta, das 9h às 16h30, no prédio da Fiocruz Brasília, localizado no campus da Universidade de Brasília (UnB). A programação é gratuita, mas as vagas são limitadas, sujeitas à lotação dos espaços. Por isso, será necessário o agendamento prévio (pelo e-mail ascombrasilia@fiocruz.br).

 

Confira a seguir as atividades que a Fiocruz Brasília está preparando para a SNCT 2022:

 

Imagem & Ação da Agenda 2030

Um mímico recepciona os visitantes apresentando a eles, de um modo diferente e divertido, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

 

O avental de Oswaldo Cruz

A história de Oswaldo Cruz e do Castelo, edifício histórico onde funciona a sede da Fiocruz, na cidade do Rio de Janeiro, é contada por meio de um avental, que funciona como o cenário da narrativa. Com o desenrolar do enredo, personagens e outros elementos vão saindo dos bolsos do avental. Ao final, os visitantes podem fazer um tour virtual no Castelo.

 

Narrativas do comer

Utilizando alimentos de brinquedo, a atividade aborda hábitos de alimentação saudáveis, relação entre o comer e a cultura, e importância das memórias afetivas que a comida desperta. A partir das vivências dos visitantes, estes são convidados a montar um prato não saudável e, depois, desconstruí-lo, substituindo os alimentos por escolhas mais saudáveis. 

 

Passa ou repassa

Os participantes vão testar conhecimentos sobre vacinas e vacinação. Eles correm para acionar a sirene e responder primeiro às perguntas. Quem sabe responde e ganha pontos; quem não sabe passa, repassa ou paga uma prenda, como fazer uma careta, dançar ou cantar uma música. A cada rodada, o mediador traz informações sobre o tema e, ao final, o vencedor recebe um prêmio simbólico.

 

Cientista por um dia

Os visitantes vão conhecer um laboratório de pesquisas na área do diagnóstico precoce do HPV, o papilomavírus humano, causador de uma infecção sexualmente transmitida que pode provocar desde uma verruga até o câncer de colo de útero (o quarto tipo de câncer que mais mata as mulheres).

 

Ciranda da integração

Um profissional recepciona os visitantes apresentando a eles a uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS).

 

Sementes da saúde

Os visitantes confeccionam vasinhos de papel reciclado e plantam mudas de gêneros alimentícios e/ou plantas medicinais, recebendo orientações sobre como fazer uma horta caseira.

 

Histórias para Inspirar Futuras Cientistas

Você conhece alguém que trabalha com ciência? Como essa pessoa é? Não conhece? Como você imagina quem faz ciência? Os participantes são convidados a escolher e colorir um desenho, de acordo com sua imaginação. A partir daí, se inicia uma conversa para desconstruir estereótipos, com foco na trajetória da pesquisadora que conduz a atividade.

 

Fato ou fake

Em um grande tabuleiro, onde os próprios visitantes são as peças do jogo, fatos verdadeiros fazem o participante avançar casas e boatos fazem ele voltar casas, enquanto o grupo conversa sobre como identificar notícias falsas e não cair em suas armadilhas. Ao final, os vencedores contam suas experiências, o que, depois, se transformará em um podcast.

 

Ciência que se vê

Várias imagens estão em exposição e cada participante deve escolher aquela que, na sua opinião, melhor ilustra o que é ciência. A partir das imagens escolhidas, inicia-se um debate que busca desconstruir estereótipos. Após a conversa, os visitantes são convidados a contar o que é ciência, só que, desta vez, na frente de um cromaqui e olhando para a câmera, entrando no universo da produção audiovisual.

 

Mais informações e agendamento pelo e-mail ascombrasilia@fiocruz.br

 

A SNCT 2022 na Fiocruz Brasília conta com apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e do CNPq.

 

A ilustração desta matéria é do estudante Nicolas Teodoro Moretto, de Mato Grosso, vencedor do Concurso de Desenhos da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 2022. Saiba mais