Seminário interno vai debater Inteligência Artificial nas políticas públicas em saúde

Nathállia Gameiro 19 de maio de 2025


Os avanços da Inteligência Artificial (IA) têm remodelado os modos de viver, comunicar, cuidar e governar. No campo da saúde, os impactos são cada vez mais visíveis, da precisão diagnóstica à gestão de sistemas complexos e da vigilância epidemiológica à participação digital dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao mesmo tempo em que aumentam os benefícios, crescem também os questionamentos éticos, os riscos de exclusão digital, os desafios da privacidade e os limites do uso responsável dessas tecnologias.

 

Para refletir sobre esse cenário em constante transformação, a Escola de Governo Fiocruz – Brasília realiza, nos dias 11 e 12 de agosto, a terceira edição do Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS). O evento, voltado para alunos e docentes do programa, é aberto a todos os interessados, e traz como tema a Inteligência Artificial e Políticas Públicas em Saúde. 

 

A participação de estudantes do Mestrado em Políticas Públicas em Saúde será mediante a submissão de um resumo simples referente ao projeto de pesquisa em andamento ou já finalizado

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 6 de junho. Clique aqui e saiba como submeter seu trabalho

 

O seminário celebra os 10 anos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS) e busca aprofundar o debate sobre os impactos da IA no campo da saúde pública, apresentar oportunidades e riscos dessa tecnologia para o SUS, discutir as competências necessárias para que os profissionais de saúde atuem com responsabilidade e criticidade neste novo cenário, além da utilização responsável de ferramentas de IA na trajetória acadêmica.

O evento se propõe ainda a contribuir para o compartilhamento e aprimoramento das pesquisas em desenvolvimento pelos discentes, promover reflexões sobre temas e aspectos relevantes das políticas públicas de saúde e debater questões teóricas e práticas. A programação inclui palestras e sessões de trabalho, organizadas em 12 eixos temáticos, alinhados às linhas de pesquisa e áreas de atuação da Fiocruz Brasília:

  • Avaliação e evidências para políticas e tecnologias em saúde
  • Bioética e diplomacia em saúde
  • Ciência, tecnologia e inovação para gestão e governança em saúde
  • Direito Sanitário
  • Educação, comunicação e divulgação científica em saúde
  • Epidemiologia, vigilância em saúde e emergências sanitárias
  • Promoção da Saúde, interseccionalidades, diversidades e inclusão
  • Planejamento e gestão em saúde
  • Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho
  • Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Direitos Humanos
  • Alimentação, Nutrição, Cultura e Sociedade
  • Práticas de Cuidado em Saúde


Todos os resumos submetidos serão apresentados em sessões que ocorrerão nos dias 11 e 12 de agosto de 2025 na Escola de Governo Fiocruz-Brasília.

 

Confira a programação do evento:

11 de agosto (segunda-feira)

8h30
Abertura: 10 anos do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde (MPPPS)  

9h30
Mesa de debate

Inteligência artificial e políticas públicas em saúde  – Alexandre Chiavegatto, editor chefe da Revista de Saúde Pública, colunista do Estadão, professor livre docente de machine learning em saúde na USP

Inteligência artificial na produção acadêmica de um mestrado profissional  – Danielly Fonseca, professora e pesquisadora especializada em escrita acadêmica e uso de inteligência artificial na educação. Fundadora da plataforma Escrita Mestra


12h às 14h

Intervalo para almoço

14h
Sessão científica organizada por eixos 

12 de agosto (terça-feira)
manhã e tarde 
Sessão científica organizada por eixos 

 

Confira abaixo como foram as edições anteriores do Seminário Interno do PPGPPS:

1ª edição (2023): “A academia precisa dialogar com a realidade brasileira”

2ª edição (2024): Seminário aborda os impactos das mudanças climáticas na saúde