Em comemoração aos 70 anos do livro Geografia da Fome, de Josué de Castro, o Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) promove o seminário “70 anos do livro Geografia da Fome de Josué de Castro” para dialogar com este livro que influenciou a contemporaneidade de programas e políticas públicas de alimentação e nutrição. O evento será realizado no dia 29 de novembro, às 14h, no auditório interno da Fiocruz Brasília, e conta com a presença da coordenadora de Estudos de Responsabilidade Social do IPEA, Anna Maria Medeiros Peliano, da assessora da Fiocruz Brasília, Tereza Helena Campello e do diretor do Programa Mundial de Alimentos, Daniel Baladan.
O livro Geografia da Fome traz como contribuição novos paradigmas sobre a fome pelo questionamento de sua compreensão somente pela ótica patológica-nutricional para inserir a dimensão política. Os mapas presentes no livro, revelaram ao mundo conceitos interpretativos com base na descrição geográfica de territórios alimentares e dos conceitos de fome endêmica e epidêmica.
O emérito brasileiro, Josué Apolônio de Castro, pernambucano, médico, nutrólogo, indicado uma vez ao Prêmio Nobel de Medicina (1954) e duas vezes concorreu ao Prêmio Nobel da Paz (1963, 1970). Publicou em 1946 o livro Geografia da Fome do qual registrou o flagelo da fome no Brasil. A publicação deste livro estimulou a reflexão entre o pão de cada dia e o aço pela industrialização do Brasil.
“Foi um cientista cidadão que ao ter como tese que subdesenvolvimento é fome e a problemática é política, revela ao mundo a genialidade de novos conceitos e a reação perversa das elites brasileiras que o colocaram como subversivo e determinaram seu exílio do país. Não conseguiram exilar suas ideias que vão ser cruciais para o mundo mudar sua visão sobre os determinantes sociais e políticos da fome e da miséria”, afirma Denise Oliveira e Silva, coordenadora do Observatório e do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília.
O tema do seminário é também a temática de lançamento do site do OBHA, que estará disponível a partir do dia 29 como uma nova fonte de informação para o público interessado em nutrição, alimentação, saúde e cultura. Será um espaço para estudos sobre os saberes populares e acadêmicos do comer e do nutrir, com linguagem acessível a toda a população.
O OBHA
O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) é uma iniciativa de diversos parceiros nacionais e internacionais com coordenação do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura, da Diretoria Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz. Tem por missão ser um repositório vivo de pesquisas, trabalhos e ações que reflitam as diversas dimensões e significados dos hábitos alimentares do povo brasileiro.
Seminário em comemoração aos 70 anos do livro Geografia da Fome de Josué de Castro
Dia 29 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório Interno da Fiocruz Brasília
Endereço: Avenida L3 Norte, S/N – Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB
Mais informações: https://goo.gl/ctfUvL ou pelo e-mail obha.observatório@gmail.com