Seminário em comemoração aos 70 anos do livro Geografia da Fome, de Josué de Castro

Fiocruz Brasília 22 de novembro de 2016


Em comemoração aos 70 anos do livro Geografia da Fome, de Josué de Castro, o Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) promove o seminário “70 anos do livro Geografia da Fome de Josué de Castro” para dialogar com este livro que influenciou a contemporaneidade de programas e políticas públicas de alimentação e nutrição. O evento será realizado no dia 29 de novembro, às 14h, no auditório interno da Fiocruz Brasília, e conta com a presença da coordenadora de Estudos de Responsabilidade Social do IPEA, Anna Maria Medeiros Peliano, da assessora da Fiocruz Brasília, Tereza Helena Campello e do diretor do Programa Mundial de Alimentos, Daniel Baladan.

Faça a sua inscrição

O livro Geografia da Fome traz como contribuição novos paradigmas sobre a fome pelo questionamento de sua compreensão somente pela ótica patológica-nutricional para inserir a dimensão política. Os mapas presentes no livro, revelaram ao mundo conceitos interpretativos com base na descrição geográfica de territórios alimentares e dos conceitos de fome endêmica e epidêmica.

O emérito brasileiro, Josué Apolônio de Castro, pernambucano, médico, nutrólogo, indicado uma vez ao Prêmio Nobel de Medicina (1954) e duas vezes concorreu ao Prêmio Nobel da Paz (1963, 1970). Publicou em 1946 o livro Geografia da Fome do qual registrou o flagelo da fome no Brasil. A publicação deste livro estimulou a reflexão entre o pão de cada dia e o aço pela industrialização do Brasil. 

“Foi um cientista cidadão que ao ter como tese que subdesenvolvimento é fome e a problemática é política, revela ao mundo a genialidade de novos conceitos e a reação perversa das elites brasileiras que o colocaram como subversivo e determinaram seu exílio do país. Não conseguiram exilar suas ideias que vão ser cruciais para o mundo mudar sua visão sobre os determinantes sociais e políticos da fome e da miséria”, afirma Denise Oliveira e Silva, coordenadora do Observatório e do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília. 

Veja a programação

O tema do seminário é também a temática de lançamento do site do OBHA, que estará disponível a partir do dia 29 como uma nova fonte de informação para o público interessado em nutrição, alimentação, saúde e cultura. Será um espaço para estudos sobre os saberes populares e acadêmicos do comer e do nutrir, com linguagem acessível a toda a população. 

O OBHA

O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) é uma iniciativa de diversos parceiros nacionais e internacionais com coordenação do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura, da Diretoria Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz. Tem por missão ser um repositório vivo de pesquisas, trabalhos e ações que reflitam as diversas dimensões e significados dos hábitos alimentares do povo brasileiro.


Seminário em comemoração aos 70 anos do livro Geografia da Fome de Josué de Castro

Dia 29 de novembro

Horário: 14h

Local: Auditório Interno da Fiocruz Brasília

Endereço: Avenida L3 Norte, S/N – Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB

Mais informações: https://goo.gl/ctfUvL ou pelo e-mail obha.observatório@gmail.com