Secretaria de Saúde do DF realiza consulta pública sobre o Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde

Fiocruz Brasília 14 de maio de 2021


Por Alexandre Penido

 

Documento vai orientar os Gerentes de Serviços da Atenção Primária (GSAP) nos processos de trabalho relacionados às Unidades Básicas de Saúde (UBS)

 

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) abriu consulta pública para receber informações, opiniões e críticas da sociedade e comunidade científica sobre o Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde do DF. O objetivo do documento é dar suporte e orientar sobre a organização e a realização dos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região. A ideia é que esse Manual complemente as ações já em desenvolvimento pelas equipes de saúde. O prazo foi prorrogado e as contribuições poderão ser realizadas até o dia 20 de maio, por meio deste link.

 

O Manual é um documento inédito no Distrito Federal e foi desenvolvido pela Gerência da Estratégia Saúde da Família (GESFAM). Participaram da construção do instrumento os gestores das Regiões de Saúde do DF e profissionais da Fiocruz Brasília. O documento é mais uma ação do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS). A primeira versão do Manual aborda temas como Gestão da Atenção Primária à Saúde; Gestão de Pessoas; Gestão Administrativa; Gestão Participativa e Controle Social; e Gestão do Processo de Trabalho.

 

De acordo com a gerente da Estratégia Saúde da Família da SES/DF, Raquel Cardoso, o Manual vai fortalecer o serviço já prestado hoje nas UBS. “A qualificação de gestores é fundamental para a prestação de serviços acessíveis e de qualidade na Atenção Primária à Saúde, e para a integração efetiva em redes de saúde e intersetoriais”, afirma. Para o diretor da Estratégia Saúde da Família, Ricardo Aguiar, “com a parceria firmada por meio do convênio do Qualis APS, o Manual será utilizado como recurso didático do Curso de Especialização para Gestores da Atenção Primária à Saúde”. Segundo Ricardo, já estão previstos novos conteúdos que detalhem alguns temas abordados na primeira versão do Manual.

 

O objetivo da SES/DF é aperfeiçoar o Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde a partir do resultado da consulta pública.